Ícone do site Tribuna de Minas

Número de candidatos a vereador cresce 40% em JF

PUBLICIDADE

As eleições de 2020 serão lembradas por números recordes em Juiz de Fora. Conforme a Tribuna já havia noticiado anteriormente, são 11 candidaturas colocadas para o pleito majoritário, sendo cinco mulheres como cabeças de chapas na corrida pela Prefeitura. As marcas são históricas por si só. Estes, porém, não são os únicos indicadores inéditos. Nas últimas cinco eleições, o contingente de postulantes à Câmara sempre girou em torno de 400 nomes. No período, o maior número de candidatos foi verificado em 2012, quando 454 postulantes se inscreveram na disputa. No pleito atual, impulsionado pelo fim das coligações partidária para as contendas proporcionais, as empreitadas romperam – e muito – a barreira dos 500 postulantes. Ao todo, a cidade tem 583 candidatos a vereador, crescimento de quase 40% em relação às últimas eleições municipais em 2016.

A despeito das marcas recordes, a disputa em Juiz de Fora não acompanhou um fenômeno observado no país. Isso porque, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições de 2020 trazem um novo perfil e, pela primeira vez na história, os candidatos brancos não são maioria entre todos os colocados na disputa. No caso específico da corrida por cadeiras nas casas legislativas, pretos, pardos, amarelos e indígenas respondem por 51,65% das 512.986 candidaturas registradas em todo o país. Na contenda juiz-forana, todavia, tal realidade não é observada, e os brancos permanecem como ampla maioria entre os postulantes às 19 cadeiras da Câmara. Eles são quase 60% dos concorrentes registrados no sistema do TSE.

PUBLICIDADE

Candidatos a vereador por gênero

Com relação à distribuição das candidaturas por gênero, assim como em pleitos anteriores, a maioria é formada por homens. São 392 concorrentes do gênero masculino, que correspondem a 67% dos projetos apresentados ao eleitorado. As empreitadas femininas somam 191 candidatas, 33% do universo dos postulantes à Câmara Municipal. Na prática, este percentual superam em muito pouco o limite estabelecido pelas regras eleitorais que definem que os partidos precisam respeitar a reserva de 30% das candidaturas para mulheres. Assim como em eleições passadas, a representação delas na disputa parece limitada, de fato, à obrigatoriedade definida pela chamada cota.

PUBLICIDADE
Nos últimos cinco pleitos, cerca de 400 postulantes tentaram vaga no Legislativo. Marco atingido neste ano é inédito

Candidatos a vereador por faixa etária

Com relação à faixa etária, a maioria dos candidatos a vereador têm entre 35 e 50 anos, grupo que responde por 57% dos concorrentes. A maioria dos nomes colocados na disputa é de pessoas casadas: 51,5%. Com relação à escolaridade, cerca de um terço tem Ensino Superior completo (35,8%), e outro terço, Ensino Médio completo (34,5%). Assim, com base na frieza dos números, é possível dizer que o perfil médio dos postulantes ao Poder Legislativo de Juiz de Fora pode ser traçado como um homem branco, com idade entre 35 e 50 anos, casado e com, pelo menos, Ensino Médio completo.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile