Ícone do site Tribuna de Minas

Vereadores defendem inclusão de novos distritos de JF no programa ‘Alô Minas’

telefonia divulgaçãocâmara
Os vereadores Marlon Siqueira e Vagner de Oliveira (ambos à direita) se reuniram com o titular da Superintendência Central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)
PUBLICIDADE

Vereadores da Comissão Especial de Telefonia, Comunicação e Internet Móvel da Câmara Municipal pleiteiam junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão a inclusão de Juiz de Fora no programa “Alô Minas”, anunciado pelo Governo de Minas Gerais como um complemento ao “Minas Comunica II” e que tem por objetivo levar sinal de telefonia celular com tecnologia 3G para distritos mineiros. Segundo o Estado, o projeto visa beneficiar, principalmente, as comunidades rurais.

Com intuito de garantir melhorias na comunicação móvel para cinco novos distritos juiz-foranos – Caeté de Minas, Humaitá de Minas, Monte Verde de Minas, Penido e Valadares – o presidente da comissão, vereador Marlon Siqueira (MDB) e Vagner de Oliveira (PSC) estiveram em Belo Horizonte na semana passada, onde se reuniram com o titular da Superintendência Central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão em Belo Horizonte (SEPLAG), Rodrigo Diniz.

PUBLICIDADE

“Inicialmente, correu a informação de que os locais a serem beneficiados teriam que possuir o mínimo de 500 eleitores, o que inviabilizaria a participação total dos nossos distritos. Como o programa ainda está em fase de planejamento, viemos aqui defender a flexibilização desses critérios. Saímos daqui com uma vitória, a informação que a intenção do governo é privilegiar no novo edital todos os 106 novos distritos criados para este fim”, avaliou Marlon, ao final do encontro.

PUBLICIDADE

Os integrantes da comissão ainda ressaltam preocupações com fatores como a qualidade de acesso viário ao local de instalação de antenas; as licenças ambientais para os equipamentos emissores de sinal; e a celeridade do processo. “A expectativa da população destes distritos pela disponibilidade do sinal, e também a nossa, é enorme. De forma responsável, vamos buscar agilizar esse processo, primeiramente, trabalhando com a revisão da legislação sobre as licenças”, afirmou Vagner.

Ainda de acordo com material divulgado pela Câmara, a previsão é de que, ainda no segundo semestre, “seja concluída a consulta pública e o edital às operadoras para o lançamento do ‘Alô Minas'”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile