O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) recuou da possibilidade de promover nova paralisação ou assembleia com indicativo de greve em razão do não pagamento do 13º salário. Na manhã desta terça-feira (8), o ato marcado para o Parque Halfeld, em frente a Câmara Municipal, mobilizou poucos funcionários da Prefeitura. Segundo o sindicato, a baixa adesão é explicada pelo pagamento do salário dos servidores nesta terça, conforme a Prefeitura havia prometido no fim da semana passada. Conforme o presidente do Sinserpu, Amarildo Romanazzi, que esteve no Parque Halfeld pela manhã, todos os servidores estão trabalhando normalmente. “É um erro do servidor não vir pra rua, principalmente neste momento que vamos começar a campanha salarial de 2019”, disse.
“Entendemos a fala do prefeito de que não seria possível pagar o 13º salário em uma só parcela, no próximo dia 20, por conta da situação financeira. O que muda agora é que o Estado ganhou uma ação e vai receber mais de R$ 400 milhões do Governo Federal. Nossa esperança é que com o repasse desta verba aos municípios a situação seja normalizada aqui em Juiz de Fora. Nosso foco agora é a campanha salarial, pois o Governo federal tem falando sobre a retirada de direitos dos trabalhadores”, afirmou.
O recurso citado por Amarildo é, na verdade, um desbloqueio concedido pelo Supremo Tribunal Federal ao Governo de Minas Gerais, totalizando R$ 443,3 milhões. O montante estava impedido de ser usado em razão da necessidade de pagamento de contrapartidas do Estado em contratos de empréstimos firmados com o Banco do Brasil para a execução de projetos de infraestrutura rodoviária.
Calendário do 13º salário
Durante o encontro com sindicalistas na última sexta, o prefeito Antônio Almas (PSDB) também reforçou que irá cumprir o calendário de pagamento do 13º salário do funcionalismo anunciado no dia 18 de dezembro, quando foi feita a previsão do depósito do benefício natalino em duas parcelas, nos dias 18 de janeiro e 15 de fevereiro.
Amarildo destacou que não será descontado dos servidores a falta do dia 21 de novembro, quando estavam parados. Além disso, os servidores agora buscam junto ao Executivo Municipal que o desconto de 10% no pagamento à vista do IPTU seja estendido para eles até fevereiro, quando está previsto o pagamento da primeira parcela do 13º salário. “O desconto vai só até esta semana, mas como não recebemos, estamos tentando isso” disse.