Ícone do site Tribuna de Minas

Presença de doulas em hospitais é aprovada

PUBLICIDADE

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (7) o projeto de lei que pretende garantir às gestantes o direito à presença de doulas durante o parto e o pós-parto imediato, realizados em hospitais de Juiz de Fora, além do acompanhante. De autoria do vereador Jucelio Maria (PSB), a proposta foi validada após a realização de duas sessões extraordinárias. O aval parlamentar à peça, que agora segue para sanção do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), foi acompanhada por mães e defensores da proposição.

Além de reservar às gestantes a opção da presença de doulas escolhidas por elas dentro de hospitais- sem cobrança extra pelo estabelecimentos -, a propositura avança no sentido de defender que a presença das doulas não são conflitantes com a de acompanhante, garantido por legislação federal. A redação traz ainda normas para o acesso das profissionais escolhidas pelas parturientes. Para garantir suas presenças nas salas de parto, as doulas necessitarão realizar cadastro prévio junto às unidades de saúde, entre outros.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile