Ícone do site Tribuna de Minas

Bebeto Faria deixa Secretaria de Governo, e Ricardo Miranda assume

ricardo miranda by sarah torres almg
Atual secretário de Comunicação, Ricardo Miranda assumirá também a Secretaria de Governo (Foto: Sarah Torres/ALMG)
PUBLICIDADE

O ex-prefeito de Santos Dumont Carlos Alberto de Faria (DEM) – conhecido, popularmente, como Bebeto Faria – deixou a Secretaria de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora. O ato de exoneração do prefeito Antônio Almas (PSDB) foi publicado nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial Eletrônico do Município. No entanto, Bebeto será deslocado para a administração indireta do Executivo. O ex-secretário de Governo tomará posse, na próxima segunda-feira (11), da presidência da Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa) no lugar de Luiz Cláudio Gamonal. O novo secretário de Governo, por sua vez, será o secretário de Comunicação, Ricardo Miranda. Ele acumulará as duas pastas.

De acordo com interlocutores de Almas, o deslocamento de Bebeto para a Emcasa foi de entendimento mútuo, uma vez que o próprio ex-secretário de Governo pedira para deixar a pasta. A informação foi confirmada à Tribuna pelo próprio Bebeto. “Estou deixando a Secretaria de Governo e, possivelmente, na semana que vem, assumirei a presidência da Emcasa. Foi uma articulação que o prefeito quis fazer para mudar a pasta, e, também, dar maior flexibilidade à minha pessoa.” O democrata pleiteia o retorno à Prefeitura de Santos Dumont, posto que ocupou entre 2013 e 2016. Como Bebeto ficaria dividido entre as articulações da Secretaria de Governo e de sua pré-candidatura, Almas optou por deslocá-lo para a Emcasa. O atual diretor-presidente da Emcasa, Luiz Cláudio Gamonal, deve assumir uma função no segundo escalão da autarquia.

PUBLICIDADE

A descompatibilização de Bebeto até 4 de abril – seis meses antes do pleito -, como estabelece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não era necessária, uma vez que o ex-prefeito de Santos Dumont ocupa cargo público em um município diferente do que vai concorrer, como preveem regras da Justiça Eleitoral. Apesar da pré-candidatura, Bebeto demonstra insegurança sobre a realização das eleições municipais. “Sou pré-candidato, mas estou aguardando o desenrolar da pandemia. Hoje, é uma incógnita. A gente não sabe se vai haver eleições, na verdade”, diz o ex-prefeito de Santos Dumont. O ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso, futuro presidente do TSE, admitiu, na última sexta (1º de maio), que, embora tenha preferência pela manutenção da data, há a possibilidade de adiamento das eleições em virtude da pandemia.

PUBLICIDADE
Bebeto Faria foi prefeito de Santos Dumont e estava na Secretaria de Governo da PJF (Foto: Olavo Prazeres/Arquivo TM)

Apesar de destacar que pretende levar criatividade à Emcasa, Bebeto não garantiu a permanência da presidência até o fim do mandado de Almas. “O prefeito também quer fazer uma mudança na Emcasa para termos criatividade em busca da sobrevivência. Então, vamos para tentar fazer uma articulação lá dentro. Sabemos que há um número muito grande de inadimplência devido à pandemia.” Questionado se já tem planos para a autarquia, Bebeto afirma que somente após a posse “tomará pé” do quadro econômico.

Antes de ingressar na vida pública, o futuro diretor-presidente da Emcasa fez carreira como empresário na pecuária leiteira e de corte. Em 2017, Bebeto entrou para a Prefeitura de Juiz de Fora como secretário de Agropecuária e Abastecimento do ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB). No entanto, após Almas assumir o Executivo, o empresário foi deslocado para a Secretaria de Governo em dezembro de 2018.

PUBLICIDADE

O novo secretário de Governo, Ricardo Miranda, por sua vez, é jornalista por formação. Atuou como repórter da Tribuna por nove anos antes de assumir a diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Juiz de Fora e é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora. Em 2019, foi levado pelo ex-prefeito Custódio Mattos (PSDB) para o Governo Romeu Zema (Novo). Ao passo que Custódio ocupou a Secretaria de Estado de Governo, Miranda foi subsecretário de Estado de Articulação Política. Ambos foram exonerados do Governo estadual por Zema em agosto. Em outubro, foi nomeado como secretário de Comunicação.

Sair da versão mobile