Ícone do site Tribuna de Minas

Em Minas, Lula anuncia investimentos para JF e BH

Em Minas, Lula anuncia investimentos para JF e BH
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (7), de acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, sem nenhum compromisso oficial previsto em Minas no mesmo dia. Até o final da tarde, a agenda para a quinta-feira (8) ainda não havia sido divulgada, mas o deputado federal e vice-líder do Governo, Rogério Correia (PT), antecipou, nas redes sociais, alguns detalhes e investimentos.

A partir das 10h, está prevista “uma série de anúncios de investimentos em Minas Gerais”, no Grande Teatro do Minascentro, com capacidade de 1.570 assentos, além de um “balanço das ações do Governo em Minas Gerais”. A organização do local informou que o evento está previsto para durar até o meio-dia.

PUBLICIDADE

“Uma coisa certa que ele fará é doar, de maneira permanente, aquela área do antigo Aeroporto Carlos Prates para Belo Horizonte”, cravou Correia. No local, serão construídas Unidades Básicas de Saúde, uma área educacional e moradias populares. O deputado também afirmou que estão realizando trabalhos para criar o Parque Nacional da Serra do Curral e que serão inaugurados mais dois blocos da Escola de Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais. Também é esperado o anúncio de retomada das obras do Hospital Universitário da UFJF.

PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, onde participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão, Lula também afirmou que anunciará mais 12 Institutos Federais (IFs) em Minas Gerais.

PUBLICIDADE

Planos envolviam visita a Juiz de Fora

No dia 30 de janeiro, o PT Brasil e a secretária nacional de Finanças e Planejamento do partido, Gleide Andrade, haviam confirmado que a viagem a Minas Gerais incluiria Juiz de Fora. A informação foi confirmada no dia seguinte pela prefeita Margarida Salomão (PT), junto do reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus David. Agora, eles é que irão até o presidente, em Belo Horizonte.

Esta é a primeira vez que Lula vem a Minas Gerais desde que foi eleito para o terceiro mandato, priorizando a capital, onde perdeu o segundo turno das eleições de 2022, com 45,75% dos votos contra 54,25% de Jair Bolsonaro (PL). Em Juiz de Fora, o atual presidente venceu o anterior, por 56,09% a 43,91%.

PUBLICIDADE

Obras do HU

As obras do novo Hospital Universitário, ao lado do campus principal da UFJF, no Bairro Dom Bosco, iniciadas em 2012, estão paralisadas desde 2015. Serão injetados R$ 180 milhões para concluir o projeto de 11 blocos, sendo que dois já estão totalmente prontos e em funcionamento. O recurso do PAC será destinado ao andamento das obras dos outros nove blocos, que irão permitir atividades administrativas, de assistência, ensino e pesquisa. Atualmente, o HU-UFJF se divide em duas unidades, nos bairros Santa Catarina e Dom Bosco. Segundo informações divulgadas pela UFJF, o equipamento atende a aproximadamente 1,7 milhão de pessoas por ano.

Sair da versão mobile