Ícone do site Tribuna de Minas

Candidatos concentram campanhas nas vias centrais de Juiz de Fora

Campanhas-de-rua-Zona-Suk

Cabos eleitorais na Avenida Rio Branco, entre os bairros Bom Pastor e Alto dos Passos (Marcelo Ribeiro)

PUBLICIDADE

Às vésperas do primeiro turno, domingo (7), apoiadores de campanhas e cabos eleitorais ocuparam as principais vias das regiões Central e Sul de Juiz de Fora em busca do voto dos indecisos. A reportagem da Tribuna registrou, nesta sexta-feira (5), os últimos atos antes do fim do prazo de propagandas eleitorais, permitidas até as 22h deste sábado (6). Das vias mais movimentadas da cidade, as avenidas Brasil, Itamar Franco e Rio Branco concentraram bandeiras, cartazes e flâmulas de candidaturas locais à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.

Ao longo da Avenida Itamar Franco, entre os bairros São Mateus e Centro, alguns cabos eleitorais suspenderam bandeiras no canteiro central da via. Na Praça Presidente Antônio Carlos, próximo a Escola Normal, algumas campanhas também posicionaram propagandas. Ainda na região Central, mas na Avenida Barão do Rio Branco, na altura do Mergulhão, equipes de candidatos locais e, inclusive, estaduais, fizeram campanha na passarela. Na Praça da Estação, um dos redutos políticos mais simbólicos de Juiz de Fora, algumas equipes também foram registradas suspendendo bandeiras.

PUBLICIDADE
<
>
Próximos ao cruzamento entre as avenidas Itamar Franco e Rio Branco, membros de campanha erguem bandeiras no canteiro central (Foto: Marcelo Ribeiro)

Em direção ao Bairro Mariano Procópio, equipes concentraram-se na Rio Branco próximas ao cruzamento com a Rua Agassiz e materiais isolados foram registrados fixados às margens do Rio Paraibuna, na Avenida Brasil. Já na Zona Sul, próximo aos bairros Alto dos Passos e Bom Pastor, cabos eleitorais de distintas campanhas também divulgaram, com bandeiras, as candidaturas às margens do outro extremo da Rio Branco. Às margens da Conexão Sul, entre os bairros Poço Rico e Bom Pastor, materiais gráficos também foram fixados.

PUBLICIDADE

Neste sábado, conforme o coronel Alexandre Nocelli, da 4ª Região da Polícia Militar (RPM), o Calçadão da Rua Halfeld, tradicionalmente o local em que as campanhas se concentram no último dia antes da votação, receberá efetivo de 25 militares. “O planejamento está sendo realizado há três meses. Teremos também uma tropa de contingência em razão de possíveis eventualidades para repor. Tudo está equacionado”. Para além de Juiz de Fora, no domingo (7), o planejamento da corporação chegará a 86 municípios sob a jurisdição da 4ª RPM. Conforme o coronel, 1.800 militares e 350 viaturas serão mobilizadas para atuar diretamente nas eleições.

Propagandas eleitorais permitidas até 22h
Conforme a Lei das Eleições – Lei 9.504/1997 -, a distribuição de materiais gráficos, bem como caminhadas, carreatas, passeatas e carros de som serão permitidas apenas até as 22h deste sábado (6). O prazo também contempla as propagandas por meio de alto-falantes e amplificadores de som, autorizadas somente entre 8h e 22h.

PUBLICIDADE

Em contrapartida, a divulgação paga de anúncios eleitorais na imprensa escrita foi encerrada nesta sexta-feira (5). O debate entre os presidenciáveis promovido pela Rede Globo, na quinta (4), foi realizado na data-limite prevista pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que encerrou ainda a veiculação de propaganda eleitoral gratuita em emissoras de rádio e televisão e, também, a realização de reuniões públicas, comícios e a utilização de aparelhagem de som fixa.

Transporte das urnas eletrônicas

Guardadas pelo 2° Batalhão da Polícia Militar, as urnas eletrônicas serão transportadas, entre este sábado (6) e domingo (7), para as seções eleitorais pela própria corporação – a maioria dos equipamentos será deslocada no dia do pleito. Entretanto, antes do transporte, na manhã da véspera, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sorteará, em todo o estado, dez urnas eletrônicas para auditoria do sistema e, cinco – sendo que uma necessariamente de Belo Horizonte -, para votação paralela. Após a auditoria, os presidentes das mesas receptoras são responsáveis por imprimir as zerésimas, relatórios nos quais há a identificação da máquina e o registro de todas as candidaturas, e comprova a inexistência de votos já computados.

PUBLICIDADE

No sábado, as urnas de seções cujos locais de votação são vigiados – como os colégios Academia, Equipe, dos Jesuítas, João XXIII, dos Santos Anjos e Stella Matutina, bem como a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o Colégio Técnico Universitário (CTU) – serão deslocadas às 13h30. Já aquelas destinadas à 153ª Zona Eleitoral serão transportadas sob comboio policial, no mesmo horário, para o 27° Batalhão, de onde serão distribuídas no dia seguinte. As urnas destinadas às 152ª, 315ª e 349ª zonas eleitorais, em contrapartida, permanecerão armazenadas no 2° Batalhão até domingo, quando, às 5h, serão deslocadas pela Polícia Militar para as demais seções.

Após as eleições, a partir de 17h, quando os mesários encerrarem todos os procedimentos burocráticos, as urnas serão embaladas e recolhidas em conjunto pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal e levadas, novamente, para o 2° Batalhão.

Movimentação para domingo altera trânsito

Em razão da movimentação durante o dia do pleito, a Settra fará algumas intervenções no trânsito do Bairro Santa Terezinha, Região Nordeste, e no Centro. De acordo com a pasta, tanto no sábado (6) quanto no domingo (7), haverá interdição total na Rua Tenente Luiz Freitas, entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua José Eutrópio, em Santa Terezinha.

PUBLICIDADE

Já no Centro, entre às 13h de sábado e às 22h de domingo, o estacionamento de veículos nas ruas Rei Alberto – entre a Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco -, Doutor Gil Horta e Tenente Luiz Freitas – entre Avenida Rui Barbosa e Rua José Eutrópio -, será permitido somente para automóveis a serviço do Tribunal de Justiça Eleitoral (TRE).

A partir de 17h de sábado, os veículos a serviço do TRE circularão na pista central da Avenida Rio Branco. O controle do trânsito será acompanhado por agentes da Settra e Polícia Militar. Embora haja interferências nos locais informados, o acesso dos moradores às garagens será garantido.

Sair da versão mobile