Ícone do site Tribuna de Minas

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina quinta

mesários aparecem como voluntários nas eleições 2020, apesar da pandemia
PUBLICIDADE

Os eleitores que não conseguiram votar no primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro, precisam justificar a ausência até esta quinta-feira (6). O cidadão pode fazer a justificativa pela internet, por meio do sistema Justifica Web, ou também presencialmente, em qualquer cartório, ou central de atendimento da Justiça Eleitoral. Ao apresentar as razões que o impediram de votar, o eleitor precisa comprovar o motivo da ausência, com documentos como atestado médico ou comprovante de deslocamento.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, até o fim de novembro, foram recebidas 2.113.189 justificativas, relativas aos dois turnos. Dos eleitores que apresentaram o motivo para não votar, 1.899.489 o fizeram no dia do pleito. Posteriormente, 165.198 procuraram a Justiça eleitoral presencialmente, enquanto 48.502 justificaram pelo sistema Justifica Web.

PUBLICIDADE

Não votar e não justificar implica em impedimento para vários atos da vida civil. Sem a quitação eleitoral, o cidadão não pode, por exemplo, fazer matrícula em instituição superior de ensino. Perdendo o prazo final, o eleitor fica sujeito ao pagamento de multa para conseguir regularizar sua situação. O prazo para a justificativa do segundo turno, termina no dia 27 de dezembro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile