A consolidação do resultado da eleição em Juiz de Fora deve sair por volta das 21h de domingo. Essa é a expectativa do juiz da 349ª Zona Eleitoral, Mauro Pitelli. Após o horário de votação, a partir de 17h, as mídias contendo os dados das votações serão encaminhadas para a sede da Justiça Eleitoral para que seja feita a contabilização e o envio da apuração para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
De acordo com Pitelli, o horário de consolidação do resultado pode ser afetado em razão da biometria e dos seis cargos em disputa. “Essas coisas podem tornar o procedimento moroso, a chegada de todas as mídias ao cartório para fazer a totalização. Essa é uma previsão, salvo alguma mídia que dê algum problema e que precisemos recuperar”, afirma.
O eleitor poderá acompanhar os primeiros resultados a partir da impressão dos boletins de urnas. O relatório é impresso em cinco vias e todas elas são assinadas pelo presidente da seção e pelos representantes ou fiscais dos partidos políticos que estiverem no local. Uma dessas vias será colada na porta de cada seção eleitoral.
Os documentos terão um QR Code por meio do qual o eleitor poderá conferir, posteriormente, a apuração dos números dos boletins com aqueles das cópias disponibilizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na internet, o TSE disponibiliza as plataformas DivulgaWeb e Divulga com informações da totalização dos votos feita pela Justiça Eleitoral no estado e do país. É possível também utilizar o aplicativo “Resultados”, fazendo download nas lojas Play Store ou na Apple Store. Após as 17h, no horário de Brasília, os resultados para governador, senador, deputado federal e deputado estadual começarão a estar disponíveis.
Os resultados para presidente em todo o país só poderão ser acompanhados a partir das 19h, no horário de Brasília. Isso acontece uma vez que o Acre tem uma diferença em seu fuso de duas horas a menos para Brasília. Logo, os resultados da apuração para o cargo de presidente da República só poderão ser divulgados a partir das 17h de Rio Branco.