Os deputados Júlio Delgado (PSB) e Marcus Pestana (PSDB), ambos de Juiz de Fora, estão na lista dos cem “cabeças” do Congresso Nacional. A listagem, que contempla 60 deputados e 40 senadores, sendo nove parlamentares mineiros, é divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). “Os ‘cabeças’ são, na definição do órgão, os parlamentares que conseguem se diferenciar ante os demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas na publicação. Na prática, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. As habilidades de articulador de Júlio e de formulador de Pestana foram destacadas na publicação.
Para o coordenador da pesquisa, Antônio Augusto de Queiroz, entre os atributos que caracterizam o protagonismo no processo legislativo destacam-se “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.
Conforme Queiroz, o objetivo da série Os “Cabeças” do Congresso Nacional – produto de acompanhamento permanente e sistemático do Diap desde 1986 – é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo. Em 2017, a publicação chega à sua 24ª edição. Iniciada em 1994, a pesquisa tornou-se referência para compreender o processo legislativo e o próprio funcionamento do Parlamento brasileiro.