Ícone do site Tribuna de Minas

Ivan Chebli deixa Secretaria de Saúde, e Alfeu Gomes assume

Secretário de Saúde deixa a pasta ‘por motivos pessoais’
PUBLICIDADE

Na manhã desta terça-feira (4), a prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou mais uma troca no comando da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora. Ivan Chebli deixa o cargo, enquanto Alfeu Gomes, até então subsecretário de Atenção à Saúde, assume como titular da pasta. A transmissão de cargo foi publicada nas redes sociais da prefeita e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). De acordo com o comunicado, o agora ex-secretário deixa a pasta por “motivos pessoais”. 

No vídeo da transmissão de cargo, Margarida agradece o trabalho de Ivan Chebli, assumido “nos contrafortes da crise da pandemia”. Ela afirmou que o trabalho da saúde pública é, em grande parte, de construção de fundamentos, com algumas melhorias “subterrâneas”, mas quis destacar três ações de Chebli: a mudança de lugar do Pronto Atendimento Infantil (PAI), a abertura da urgência e emergência no Hospital Ana Nery, e a extensão dos horários das UBS’s.

PUBLICIDADE

Ele, por sua vez, afirmou que “foi um grande prazer trabalhar nesta administração municipal por dois anos e três meses”. “Tivemos vários episódios de crise na atenção hospitalar por falta de vagas, que, infelizmente, continua perdurando, mas já minimizamos muito”, referenciou, também, ao período complicado em que assumiu o cargo.

PUBLICIDADE

Chebli agradeceu a todo o secretariado e companheiros da secretaria de Saúde, e considerou a própria missão cumprida. “Tinha me proposto como desafio melhorar a saúde, qualificar a atenção básica, as ações de vigilância em saúde, e acho que nós conseguimos fazer.” “A população do município, em pouco tempo, vai ver os resultados dessa coragem que a Administração teve”, conclui.

Novo titular é o terceiro à frente da pasta na atual gestão

Coragem também foi a virtude destacada pelo secretário que terá apenas sete meses de trabalho na atual gestão. Alfeu Gomes agradeceu a confiança, e disse que a própria ousadia no momento se torna maior, em razão de quem foram os antecessores. “Citando Fernando Pessoa, tudo é ousado para quem a nada se atreve. E eu vou me atrever a assumir esse cargo e responder adequadamente a todos os princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde”.

PUBLICIDADE

Gomes foi nomeado, em fevereiro deste ano, como subsecretário de Atenção à Saúde, da mesma pasta em que agora assume. Graduado em Enfermagem, pela UFJF, em 1984, fez especialização em Saúde Pública, em 1986, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e em Estomaterapia na Universidade de São Paulo (USP), em 1994. 

O secretário de Comunicação, Márcio Guerra, também informou no anúncio que, um ano após ter se formado na UFJF, o novo secretário ingressou na Prefeitura, onde fundou o Serviço de Atenção à saúde para a Pessoa Ostomizada, pelo SUS. Foi também um dos coordenadores da campanha de vacinação contra Covid-19, no Sport Club de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Em fevereiro de 2022, quando a agora deputada federal Ana Pimentel (PT) também pediu para deixar a secretaria – daquela vez, para concorrer ao cargo no Congresso –, a posse teve o mesmo tom de transição, com a participação da prefeita e dos dois envolvidos no cargo, elogios trocados e sinalização de sequência das ações já executadas.

Sair da versão mobile