Em assembleia realizada nesta segunda-feira (4), os técnicos administrativos em educação (TAEs) da UFJF decidiram colocar fim na paralisação aprovada no último dia 28 de maio, em apoio à greve dos caminhoneiros e contra o pleito de setores conservadores que pedem intervenção militar no país. A decisão dos servidores da instituição federal de ensino foi justificada pelo reabastecimento de combustível na cidade e a retomada dos transportes coletivos, após o fim do movimento grevista dos caminhoneiros.
A despeito de a retomada das atividades, os servidores mantêm mobilização e, na próxima quinta-feira, dia 7, voltam a paralisar as atividades. A ação já havia sido definida ainda no dia 23 de maio e, desta vez, tem por pauta a defesa dos hospitais universitários e de projeto de lei do Senado, que visa a regulamentar a data-base para os servidores públicos. Os TAEs também pedem a reabertura de negociação com o Governo e o cumprimento do acordo de greve de 2015.
O comando local de greve do Campus Juiz de Fora do Instituto Federal Sudeste também se reuniu na manhã desta segunda-feira para discutir e encaminhar as demandas da greve da categoria, que completou 40 dias esta semana. Um novo encontro para debater os desdobramentos da paralisação foi agendado para a próxima sexta-feira.