Ícone do site Tribuna de Minas

Zema vai a Brasília em busca de recursos para municípios mineiros

zema
PUBLICIDADE

O governador Romeu Zema (Novo) se reuniu, na noite de terça-feira, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O encontro buscou alinhar e integrar ações de auxílio aos atingidos pelas fortes chuvas em Minas Gerais entre janeiro e fevereiro deste ano. Zema solicitou agilidade na liberação dos recursos do Governo federal para os municípios mineiros que decretaram situação de emergência em decorrência dos temporais.

No sábado (29), o ministro Rogério Marinho esteve em Minas e, ao lado do vice-governador Paulo Brant, anunciou a liberação de R$ 17 milhões para 35 municípios. Demais prefeituras, no entanto, não tiveram seus planos aprovados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), ligada ao Desenvolvimento.

PUBLICIDADE

“Os municípios têm encontrado alguma dificuldade, principalmente os pequenos, que não têm estrutura, para solicitar a ajuda, preencher os requisitos. Estamos acompanhando os trabalhos das cidades, fazendo o que está ao nosso alcance, e pedindo que o que puder ser agilizando por parte do ministério seja feito”, afirmou o governador, que esteve acompanhado do secretário-geral de Governo, Bilac Pinto, e do titular da pasta de Planejamento e Gestão, Otto Levy.

PUBLICIDADE

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) está auxiliando as prefeituras na elaboração dos projetos e no preenchimento da documentação necessária para a solicitação do auxílio federal. Os recursos deverão ser destinados a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. Ao todo, cerca de 200 municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa das chuvas.

Sair da versão mobile