A Justiça Eleitoral realizará, neste sábado (8), na Câmara Municipal e no Centro de Atendimento ao Eleitor (Avenida Presidente Itamar Franco 1420), entre 8h e 16h, novo plantão de atendimento especial a eleitores para recadastramento da biometria. Mil senhas serão entregues para atendimento ao cidadão em 26 guichês. Conforme números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 130.118 eleitores ainda precisam regularizar a situação na cidade. A parcela corresponde a 32,1% do eleitorado juiz-forano – 405.305. Enquanto na Central de Atendimento ao Eleitor somente serão atendidos os eleitores que fizerem o agendamento, na Câmara o processo se dará por ordem de chegada.
Inicialmente, os eleitores juiz-foranos teriam até o dia 21 de fevereiro para se apresentar ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), mas o prazo foi estendido até 6 de março. Caso o eleitor perca o prazo para revisão biométrica, estará sujeito a penalidades, como o cancelamento do título de eleitor, bem como a impossibilidade de emitir passaporte, carteira de identidade e participar de concursos públicos. Além disso, serviços como a contratação de empréstimos em instituições financeiras públicas e a efetivação de matrículas em instituições de ensino serão restringidos.
Para cadastrar a biometria, o eleitor deve portar carteira de identidade, comprovante de endereço, comprovante de quitação com o serviço militar, CPF e, caso possua, o título de eleitor. O novo passaporte não será aceito como documento de identificação. Além disso, não poderá ser apresentada a nova Carteira Nacional de Habilitação para quem está emitindo o título pela primeira vez.
Em regime de atendimento comum, a regularização biométrica pode ser feita no ônibus do TRE estacionado no Shopping Jardim Norte, no próprio posto de atendimento montado na sede da Câmara e na Central de Atendimento ao Eleitor. Em caso de agendamento, basta marcar o atendimento pelo site do TRE ou, então, pelo Disque-Eleitor (148).