Em Juiz de Fora, cerca de 42 mil pessoas estão com o título cancelado por não terem biometria, além de três a quatro mil eleitores que também estão impedidos de votar nas eleições deste ano por terem se ausentado em três eleições consecutivas, sem justificativa. Os dados são do cartório eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) na cidade. Os eleitores têm até a próxima quarta-feira (8) para tirar ou transferir o título, atualizar dados cadastrais, colher a biometria ou regularizar título de eleitor cancelado.
Após essa data, todas as funções serão interrompidas para o pleito, e só serão retomadas em novembro. Desde o dia 8 de abril, um mês antes do fim do prazo, os serviços da Justiça Eleitoral não estão mais disponíveis pela internet.
Passo a passo para verificar situação do título de eleitor
- Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral por meio deste link;
- Preencha o campo com seu nome, número do título eleitoral ou CPF;
- Clique em “Consultar”;
- A situação de sua inscrição será informada.
Esquema de plantão
Neste final de semana, a unidade do TRE em Juiz de Fora terá plantão de atendimento. O local estará aberto das 8h às 13h no sábado (4) e no domingo (5). De segunda a sexta-feira, o funcionamento é de meio-dia às 17h.
O cartório eleitoral fica na Avenida Presidente Itamar Franco, 1.420, e é preciso comparecer portando documento com foto e comprovante de residência. Para tirar o título de eleitor, o documento não pode ser a CNH, e homens que completam 19 anos em 2024 também precisam do comprovante de quitação militar.
Além de regularizar a situação eleitoral, também será possível solicitar transferência de domicílio, atualizar dados cadastrais e realizar a coleta da biometria para as eleições municipais de outubro.
Outras informações podem ser consultadas no site do Tribunal Regional Eleitoral, pela Central de Atendimento do cartório de Juiz de Fora, no telefone (32) 2102-9726, ou pelo Disque-Eleitor, nos telefones 148 e (31) 2116-3600.