Ícone do site Tribuna de Minas

Garotinho toma posse como novo presidente da Câmara Municipal

camara reproducao tv camara
PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Juiz de Fora deu posse, nesta segunda-feira (2) ao vereador José Márcio (Garotinho, PV) como novo presidente do Poder Legislativo municipal. Garotinho irá chefiar a casa no biênio 2023-2024. Além dele, outros quatro parlamentares assumem funções na diretoria da Casa pelos próximos dois anos: os vereadores Nilton Militão (PSD), que exercerá a função de 1º vice-presidente; Pardal (União), 2º vice-presidente; Marlon Siqueira (PP), 1º secretário; e Kátia Franco Protetora (Rede), 2ª secretária.

Da esquerda para a direita: Marlon Siqueira, Kátia Franco, Zé Garotinho, Nilton Militão e Pardal (Foto: CMJF)

A solenidade aconteceu durante a primeira reunião ordinária da Câmara em janeiro, sessão que marca a abertura do ano legislativo de 2023. Os trabalhos foram iniciados pelo próprio Garotinho, que, a partir desta segunda-feira, substitui o vereador Juraci Scheffer (PT), que presidiu a Casa no biênio 2021-2022, no comando dos trabalhos.

PUBLICIDADE

Garotinho foi eleito presidente da Câmara há pouco mais de um mês, em eleição realizada no dia 1º de dezembro de 2022. O pleito foi disputado por chapa única, aclamada vencedora por unanimidade dos votos. Após ser escolhido presidente, o vereador elencou suas prioridades à frente do Palácio Barbosa Lima. Entre elas, o aprimoramento das ferramentas de comunicação da Casa, incluindo a JFTV Câmara; a continuidade das conversas para a transferência da sede política da Câmara para o prédio onde hoje funciona o Fórum Benjamin Colucci; além de garantir voz a todos e o protagonismo do Poder Legislativo.

PUBLICIDADE

“Os dois primeiros anos desta legislatura se caracterizaram pela gestão do vereador Juraci Scheffer, que investiu em um plano estratégico e no espaço físico da Câmara. A partir de agora, nos próximos dois anos, a gente quer investir na discussão de grandes temas, que são atuais e pertinentes a médias e grandes cidades brasileiras. Entre eles, drenagem urbana, mobilidade urbana e funcionalismo público. Queremos fazer essa discussão junto com a sociedade, com o Executivo, para que a Câmara possa ter uma participação efetiva”, avaliou Garotinho em conversa com a reportagem momentos antes da posse.

O novo presidente da Câmara ainda pontuou que o Legislativo, com seus dezenove vereadores, representa “todos os segmentos da sociedade”. Assim, o parlamentar quer comandar a Casa no sentido de contribuir com a construção de um projeto de cidade nos próximos anos. Outra meta colocada por Garotinho é a conclusão do processo de transferência da Câmara para o prédio onde, atualmente, funciona o Fórum Benjamin Colucci. “É um processo que vem se arrastando ao longo dos anos e está chegando a hora de fazer essa conclusão.” José Márcio afirmou ainda que quer ampliar a comunicação da Câmara com a sociedade.

PUBLICIDADE

Na última sexta-feira, a coluna Painel, da Tribuna, trouxe a informação de que a nova Mesa Diretora da Câmara definiu apenas uma troca nas três diretorias que integram a estrutura do Poder Legislativo municipal. O advogado Vítor Alex Passos seguirá no comando da Diretoria Jurídica; Maria Aparecida Fontes Cal permanece à frente da Diretoria Legislativa. A única mudança acontece na Diretoria Administrativa, que passa a ser chefiada por Paulo César Mariano, que já exerceu o posto de secretário municipal de Política Social.

Entre as autoridades presentes na solenidade, estavam o vice-prefeito Kennedy Ribeiro; o secretário municipal de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, que representou a prefeita Margarida Salomão (PT), que está em Brasília, além de outros integrantes do primeiro escalão da Prefeitura; a deputada federal eleita Delegada Ione Barbosa; o ex-prefeito Antônio Almas (PSDB); os ex-presidentes da Câmara, Rodrigo Mattos e Isauro Calais; os ex-prefeitos José Natalino do Nascimento e João César Novaes; entre outros.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile