Ícone do site Tribuna de Minas

Margarida nomeia secretários; lista tem ausências e novidades

prefeitura de juiz de fora

Com reforma administrativa proposta pela nova prefeita, Administração direta deverá ter 19 pastas. Nova gestão também será marcada por maior presença de mulheres nos cargos (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

Publicados já no primeiro minuto deste sábado (2), os primeiros atos assinados pela prefeita Margarida Salomão (PT), empossada no cargo nesta sexta, trouxeram a nomeação de 18 integrantes do primeiro escalão do novo governo. Ainda no modelo administrativo usado durante a gestão do ex-prefeito Antônio Almas (PSDB), a relação tem algumas novidades com relação aos 20 quadros anunciados por Margarida no último dia 10 de dezembro. Há, portanto, ausências e nomes novos.

Cabe lembrar que Margarida pretende fazer uma reconfiguração do desenho administrativo, com a extinção e criação de novas secretarias. Para isto, nesta sexta, durante a sessão solene que marcou a sua posse, a prefeita entregou à Câmara um projeto de lei que trata exatamente das mudanças propostas, que ainda precisam ser aprovadas pela Casa para passar a valer. “Sem nenhum acréscimo de gastos municipais, o que é, aliás, vedado por lei, trata-se de um rearranjo para tornar exequível a realização de nosso programa de governo”, explicou Margarida em seu discurso de investidura no cargo.

PUBLICIDADE

Dos 20 nomes anunciados por Margarida há pouco mais de três semanas, sete já foram nomeados para as pastas que chefiarão ao longo do mandato da prefeita, em órgãos que serão mantidos mesmo após as mudanças administrativas pleiteadas pelo novo governo. São eles: Cidinha Louzada, nomeada na Secretaria de Governo; Nádia Ribas, na Educação; Márcio Guerra, na Comunicação Pública; Giane Elisa, na Funalfa; Carlos Delage Junqueira, na Procuradoria Geral do Município (PGM); e Tadeu David, na Segurança Pública e Cidadania. Confirmada pela prefeita na última quinta, Gisele Pereira Teixeira foi lotada na Diretoria-Geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

PUBLICIDADE

Outros cinco foram nomeados em pastas existentes na atual configuração administrativa, que deixarão de existir no modelo proposto por Margarida. Assim, foram lotados em secretarias diferentes daquelas para as quais foram anunciados, uma vez que estes órgãos ainda precisam ser criados com a aprovação do projeto de lei encaminhado para a Câmara.

Anunciado para a futura Secretaria de Recursos Humanos, Rogério Freitas foi nomeado para a Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Futura secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira assume a titularidade da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano; escolhida para chefiar a Secretaria de Assistência Social, ainda a ser criada, Malu Salim foi lotada no comando da Secretaria de Desenvolvimento Social. Já Martvs das Chagas será o secretário de Planejamento Territorial e Participação Popular, mas, por ora, foi nomeado para a Secretaria de Planejamento e Gestão. Por fim, indicado para a futura Secretaria Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado foi investido como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária.

PUBLICIDADE

De fora

Assim, dos 20 nomes anunciados por Margarida na primeira quinzena de dezembro, nove ainda não tiveram suas nomeações efetivadas. São eles: Fernanda Finotti, indicada para a Fazenda; Ana Pimentel, que vai ocupar a Secretaria de Saúde; e Marcelo Matta, apontado para a Secretaria de Esporte e Lazer. Os três vão ocupar pastas já existentes no atual desenho da Prefeitura.

Nas mesmas situações, estão ainda Lígia Inhan, opção para a futura Secretaria de Tecnologia da Informação e Processos Administrativos; Fabíola Ramos, escolhida para a Secretaria de Planejamento do Território; Biel Rocha, para a Secretaria de Direitos Humanos; Júlio Teixeira, para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano; e Marcelo do Carmo Ricardo, para a Secretaria de Turismo. Nestes seis casos, os órgãos ainda precisam ser criados.

PUBLICIDADE

Por fim, confirmada na última quinta-feira como opção para o comando da Empav, Ana Lúcia Damascena também não foi nomeada nesta primeira leva de atos assinados por Margarida.

No caso dos professores lotados em instituições federais de ensino superior como os de Marcelo Matta (Esporte e Lazer), Ana Pimentel (Saúde) e Fernanda Finotti (Fazenda), a assessoria do novo Governo informou à Tribuna que as nomeações serão oficializadas tão logo algumas burocracias sejam vencidas. Assim, já tramita na Ministério da Educação os termos de cessão necessários para o afastamento dos três. No caso das pastas de Esporte e Lazer e da Saúde, foram nomeados dois secretários de forma provisória: Wellison Valverde Ferigatto e Deline La Gatta Carminate, respectivamente. Para a Fazenda, o servidor Fulvio Albertoni, titular da pasta desde 2013, deve seguir na função até que Fernanda seja oficializada.

Nomes novos

As nomeações feitas por Margarida no atual desenho administrativo trouxeram ainda nomes que não haviam sido formalmente anunciados pela prefeita. Como antecipado pela coluna Painel, da Tribuna, na última quinta-feira, o procurador do Município, Eduardo Floriano, foi nomeado como superintendente da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF). Outras novidades foram os nomes de Patrícia Pereira Veras, que vai comandar a Secretaria de Transporte e Trânsito; José Walter de Andrade Avila Júnior, para a chefia da Secretaria de Obras; e Maria Conceição Aparecida da Costa como diretora-geral da Juiz de Fora Previdência (JFPrev).

PUBLICIDADE

Dois nomes que não haviam sido anunciados por Margarida foram nomeados para pastas cujos futuros titulares integram a lista dos nomes divulgados no último dia 10 de dezembro por Margarida. Assim, Wellison Valverde Ferigatto foi nomeado para a Secretaria de Esporte e Lazer. Já Deline La Gatta Carminate foi investida como titular da Secretaria de Saúde, órgão que, em breve, deve ser respondido pela médica Ana Pimentel.

Sair da versão mobile