Ícone do site Tribuna de Minas

Tadeu Leite Martins é eleito presidente da ALMG

Tadeu Martins Leite Daniel Protzner ALMG
PUBLICIDADE

Cabeça da única chapa envolvida na disputa pelo comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no biênio 2023/2025, o deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB) foi eleito como novo presidente da Casa na tarde desta quarta-feira (1º de fevereiro), logo após a posse de 76 dos 77 deputados que integram a atual Legislatura.

Com base eleitoral no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, Tadeuzinho, como é conhecido pelos pares, tem 36 anos e chega para seu quarto mandato na ALMG. Ele é filho de Luiz Tadeu Leite, ex- deputado estadual e federal e prefeito de Montes Claros por três vezes. O novo presidente da Casa, Tadeuzinho, como é conhecido, é visto como um parlamentar de perfil conciliador e com acesso aos colegas.

PUBLICIDADE

Além do deputado Tadeu Martins Leite, a chapa única eleita ainda é formada pela deputada estadual Leninha (PT), 1ª vice-presidente; Duarte Bechir (PSD), 2º vice-presidente; Betinho Pinto Coelho (PV), 3º vice-presidente; Antonio Carlos Arantes (PL), 1º secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2ºsecretário; e João Vítor Xavier (Cidadania), 3º secretário.

PUBLICIDADE

A eleição da Mesa ocorreu por meio de votação aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do Plenário. Pela primeira vez, o processo eleitoral ocorreu por meio do Sistema de Informações Legislativas de Minas Gerais (Silegis), ferramenta desenvolvida pelos próprios técnicos da Assembleia, durante a pandemia de Covid-19, e que já que vem sendo adotada em votações no Plenário desde 2020.

Sair da versão mobile