Ícone do site Tribuna de Minas

Vereadores tomam posse, e Scheffer assume comando da Câmara

2posse vereadores capa leonardocosta
Novo presidente da Mesa Diretora, Juraci Scheffer (PT), discursou após posse dos 19 vereadores do quadriênio 2021/2024 (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

O primeiro dia do ano foi de grande movimentação no cenário político juiz-forano, com a posse dos eleitos nas urnas em novembro de 2020. Tão logo os 19 vereadores que integrarão a Legislatura 2021/2024 foram investidos em seus mandatos, no fim da tarde desta sexta-feira (1º) foi aberta a sessão ordinária para a definição do novo presidente da Casa, no biênio 2021/2022. Encabeçando a única chapa inscrita no pleito, o vereador Juraci Scheffer (PT) foi o escolhido com o voto de todos os parlamentares para o comando da Mesa Diretora, que terá ainda os seguintes parlamentares: Antônio Aguiar (DEM) e Nilton Militão (PSD), como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente; e Cido Reis (PSB) e José Márcio Garotinho (PV), primeiro e segundo secretários.

Releeito para mais um mandato, o presidente da Câmara no biênio 2019/2020 conduziu os trabalhos que resultaram na eleição de Juraci para comandar a Casa nos próximos anos. Ele nomeou o estreante João Wagner Antoniol para ser o secretário ad hoc da sessão. Pardal fez a leitura do juramento, antes de convidar os parlamentares para assinar seus termos de posse. “Prometo cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado de Minas Gerais, a Lei Orgânica do Município de Juiz de Fora e o Regimento Interno da Câmara Municipal, respeitar as leis, desempenhar com retidão o mandato que me foi confiado e trabalhar pelo progresso do Município e pelo bem-estar do povo.”

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Mudança nos cargos de confiança

Com a eleição de Juraci, alguns cargos de confiança devem ser mudados no Poder Legislativo municipal. Tudo aponta, todavia, para a permanência da advogada Maria Aparecida Fontes Cal como diretora legislativa da Casa. As outras duas diretorias devem ter nomes novos, com o advogado e professor da Faculdade de Direito da UFJF, Bruno Stigert, cotado para assumir a Diretoria Jurídica; e o professor José Carlos de Paula, favorito para a Diretoria Administrativa. Já a Superintendência de Comunicação deve ser chefiada pelo jornalista Luiz Fernando Priamo, conhecido como Mirabel e que já dirigiu o Museu Ferroviário. Atualmente, as funções são exercidas por Cloves Santos (diretor administrativo); Luis Alberto Santos Pinto (diretor administrativo); e Maurício Oliveira (superintendente de comunicação).

A solenidade antecedeu as posses da prefeita Margarida Salomão (PT) e do vice-prefeito Kennedy Ribeiro (PV). O evento aconteceu sem a presença de público, convidados ou familiares e, assim, foi restrito aos eleitos, à equipe de servidores da Câmara e à imprensa por conta das restrições impostas pela onda vermelha do programa Minas Consciente em vigência na cidade.

PUBLICIDADE

Nova configuração

Assim, a Câmara Municipal de Juiz de Fora iniciará um novo ciclo de quatro anos com dez novos vereadores em relação a 2020. Apenas quatro partidos serão representados por mais de um vereador – a proporção será de 14 partidos para 19 assentos. O PT terá a maior bancada da Câmara, com três parlamentares. Em seguida, o PSC, o DEM e o PSB terão duas cadeiras. As demais siglas terão apenas um assento cada.

Dos 16 vereadores que tentaram a reeleição, sete não obtiveram êxito: Adriano Miranda (PRTB), André Mariano (PSL), João Coteca (PL), José Fiorilo (PL), Rodrigo Mattos (Cidadania), Wagner França (Cidadania) e Wanderson Castelar (PT). Já Ana Rossignoli (Patriota), Júlio Obama Jr. (Podemos) e Kennedy Ribeiro (PV) abdicaram de tentar a reeleição. Kennedy foi eleito vice-prefeito, mesmo cargo buscado por Obama, sem sucesso, na chapa encabeçada pela deputada Sheila Oliveira (PSL). Ana não participou do processo eleitoral, abrindo espaço para a chegada de seu filho, Júlio César Rossignoli, na Câmara.

PUBLICIDADE

Os reeleitos foram Cido Reis (PSB), Marlon Siqueira (Progressistas), Antônio Aguiar (DEM), José Márcio (Garotinho, PV), Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal, PSL), Juraci Scheffer (PT), Carlos Alberto Mello (Casal, PTB), Vagner de Oliveira (PSB) e Nilton Militão (PSD).

Foto: Leonardo Costa

Confira quem são os 19 vereadores empossados nesta sexta-feira

André Luiz (Republicanos)
Antônio Aguiar (DEM)
Carlos Alberto Bejani Junior (Podemos)
Carlos Alberto Mello (Casal, PTB)
Cida Oliveira (PT)
Cido Reis (PSB)
João Wagner Antoniol (PSC)
José Márcio Guedes (Garotinho, PV)
Júlio César Rossignoli (Julinho, Patriota)
Juraci Scheffer (PT)
Kátia Franco (PSC)
Laiz Perrut (PT)
Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal, PSL)
Marlon Siqueira (Progressista)
Maurício Delgado (DEM)
Nilton Militão (PSD)
Tallia Sobral (PSOL)
Tiago Rocha dos Santos (Bonecão, Cidadania)
Vágner de Oliveira (PSB)

Veja como ficou a Mesa Diretora para o biênio 2021/2022

Presidente: Juraci Scheffer (PT)
1º vice-presidente: Antônio Aguiar (DEM)
2º vice-presidente: Nilton Militão (PSD)
1º secretário: Cido Reis (PSB)
2º secretário: José Márcio Guedes (Garotinho, PV)

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile