Ícone do site Tribuna de Minas

Antes da posse, Bolsonaro pede apoio para “mudar destino do Brasil”

vbolsonaro1
PUBLICIDADE

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, divulgou em suas redes sociais um vídeo no qual pede apoio da população para “mudar o destino do Brasil”.

A publicação foi postada por volta das 14h desta terça-feira (1º). O vídeo foi gravado minutos antes de Bolsonaro deixar a residência oficial da Granja do Torto para se deslocar à cerimônia de posse, na Esplanada dos Ministérios.

PUBLICIDADE

“Eu quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus por estar vivo, e depois, a você, cidadão brasileiro, pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho. Nós pretendemos, sim, mudar o destino do nosso Brasil, mas para tanto precisamos continuar tendo o seu imprescindível apoio. Cidadãos brasileiros, até daqui a pouco na nossa posse. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, disse o novo presidente.

PUBLICIDADE

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão começou por volta das 15h, em Brasília, horário em que teve o início o tradicional desfile em carro aberto, juntamente com a primeira dama, Michelle Bolsonaro. A TV Brasil está transmitindo a cerimônia em tempo real.

PUBLICIDADE

Segurança

Apesar de a Esplanada dos Ministérios ter sido aberta ao público às 9h, o fluxo de pessoas para a posse do presidente Jair Bolsonaro aumentou pouco antes das 13h. As filas na primeira barreira de revista, às 14h40, chegavam à rodoviária urbana de Brasília, cerca de 500 metros do local. A Polícia Militar do Distrito Federal reforçou a equipe de revista, com mais 20 policiais.

PUBLICIDADE

A Força Aérea Brasileira (FAB) também participa do esquema de segurança montado para a cerimônia de posse, e mantém em alerta o sistema de defesa específico para os céus em caso de emergência.

Nas redes sociais, a FAB informou: “O sistema de defesa aeroespacial está pronto para #OperaçãoPosse! Aeronaves de defesa aérea e alarme aéreo antecipado já estão em voo e o sistema de defesa antiaérea em posição e pronto para operação.”

O sistema estava previsto como parte do esquema de segurança para a cerimônia de posse de Bolsonaro que ocorre em três momentos distintos: no Congresso Nacional, depois no Palácio do Planalto e termina no Itamaraty. O esquema de segurança para a posse de Jair Bolsonaro, que sofreu um atentado a faca durante a campanha, em Juiz de Fora, é o maior já visto em Brasília.

PUBLICIDADE

A FAB também divulgou que as áreas de exclusão, com três níveis de restrição, foram acionadas ao meio dia. Só aeronaves autorizadas, como o helicóptero que transmitirá as imagens da posse, poderão sobrevoar a Esplanada dos Ministérios e os locais por onde passará, a partir das 14h,  o cortejo presidencial.

As restrições de voos não afetam o aeroporto internacional da capital, distante da Esplanada.

Sair da versão mobile