A partir desta sexta-feira (1º de setembro), terá início a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 para automóveis com finais de placa 1, 2 e 3 em Minas Gerais. De acordo com informações da Agência Minas, ser flagrado sem o documento atualizado após o prazo estabelecido configura infração gravíssima, com registro de sete pontos na habilitação, remoção do veículo para um pátio credenciado e multa de R$ 293,47, como determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para acessar o CRLV 2023, eventuais multas e determinadas taxas devem estar quitadas. São elas: o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021 e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV). Além disso, o veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Demais veículos
Ainda conforme a Agência Minas, os veículos com finais de placa 4,5 e 6 devem ser licenciados até o dia 30 de setembro. Já os automotores com finais de placa 7, 8, 9 e 0 têm até o dia 31 de outubro para renovar o documento.
Governo promove mutirão para atualização
Para a regularização do CRLV 2023, a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está promovendo um mutirão on-line. A ação segue até esta quinta-feira (31), sendo que o atendimento virtual funciona das 8h30 às 16h.
O serviço está disponível no site do Detran-MG, por meio da opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”. Para conseguir acessá-lo, é preciso preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo. Em seguida, o sistema passará as informações sobre as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.
De acordo com a Agência Minas, em caso de dúvidas, é possível realizar uma ligação de vídeo para falar com um atendente, que irá auxiliar em relação aos procedimentos para a regularização do veículo, além de ajudar na emissão de guias de pagamento.
“Por meio deste mutirão, os cidadãos têm a oportunidade de identificar pendências e obter soluções de forma rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento até um ponto presencial de atendimento”, explica Lucas Vilas Boas, chefe de trânsito de Minas Gerais, por meio da Agência Minas.
Impressão de documento
Além de verificar pendências, é possível imprimir o CRLV por meio do site do Detran-MG. Para ter acesso ao documento, basta informar a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e o CPF ou CNPJ.
A orientação do Governo estadual é que a impressão seja de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, de forma que possibilite a leitura do QR-Code. O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).