Uma operação para coibir esquema de venda de recibos odontológicos falsos foi deflagrada pela Receita e Polícia Federal, nesta terça-feira (28), em Minas Gerais. O trabalho conjunto, nomeado de Cariogênicos, visa a evitar as declarações falsas no imposto de renda.
A Receita Federal detectou as fraudes na transmissão de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física por meio de supostas despesas relativas a gastos odontológicos. As ações haviam sido realizadas a partir de computadores localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Já os recibos das despesas foram emitidos por dentistas com consultórios em outro estado e em clínicas que não se encontram em funcionamento há alguns anos, enquanto os contribuintes estavam localizados nos arredores da capital mineira.
Além desses indícios, a Receita e a PF descobriram que a contadora responsável pelas transmissões das possíveis declarações do imposto de renda fraudulentas está com seu registro baixado junto ao Conselho de Contabilidade.
Alguns dos contribuintes envolvidos já foram autuados pela Receita e tiveram suas declarações verificadas. Os responsáveis pelo esquema poderão responder judicialmente pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.