Ícone do site Tribuna de Minas

Inscrições para vagas remanescentes na rede estadual de ensino começam nesta sexta

escola gil leonardi imprensa mg
PUBLICIDADE

As inscrições para as vagas remanescentes do Cadastro Escolar de 2023, para a rede estadual de ensino, serão abertas nesta sexta-feira (27). Será possível se inscrever até o dia 10 de fevereiro. As vagas são disponíveis são aquelas que não foram preenchidas durante o Cadastro Escolar de 2023, no Sistema Único de Cadastro e encaminhadas para a Matrícula (SUCEM), da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

Os interessados que forem maiores de 18 anos ou os responsáveis por alunos menores de idade devem acessar o portal do cadastro, preencher o formulário de inscrição e selecionar o tipo de ensino, nível, etapa e turno no qual o aluno pretende estudar.

PUBLICIDADE

Segundo a SEE, a partir das 17h desta sexta, o sistema exibirá quais são as escolas que ainda possuem vagas dentro do zoneamento do candidato ou em sua zona do endereço residencial. Ao fazer a opção por uma escola, o encaminhamento é imediato, e o candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula, de forma presencial, na instituição escolhida, apresentando a documentação necessária. Se o candidato não confirmar a matrícula dentro do prazo estabelecido, a vaga será disponibilizada para outro estudante.

PUBLICIDADE

Conforme o Estado, esta é a única forma de assegurar uma vaga em uma escola da rede pública no ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio em Tempo Integral ou Integral Profissional e Educação Profissional.

Confira os documentos exigidos para a matrícula:

– Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;

PUBLICIDADE

– CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

– Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

PUBLICIDADE

– Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;

– Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou

– Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

PUBLICIDADE

– Para matrícula de alunos menores de idade é necessária a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais ou responsáveis.

Sair da versão mobile