Os motoristas enfrentaram um alagamento na BR-040, perto do Alphaville, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite da última terça-feira (23), que gerou um congestionamento de cerca de quatro quilômetros. Em decorrência da inundação, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), cobrou providências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Via 040, concessionária que administra o trecho entre o Rio de Janeiro e a capital mineira, sobre os problemas de drenagem. A rodovia é uma das principais saídas de BH, de responsabilidade federal, e está sob concessão.
O documento enviado à ANTT e à Via 040 é assinado pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno. “Solicito que sejam tomadas as ações necessárias para garantir que não haja obstrução nos bueiros e demais itens de escoamento da rodovia, bem como que seja verificada a efetividade do sistema de drenagem de todo o percurso. Importante destacar que a rodovia é uma das principais saídas da capital Belo Horizonte, além de ser umas das rodovias mais estratégicas do país, sendo assim, o número de veículos que trafegam por ela todos os dias é alto e qualquer tipo de interrupção, além de colocar a vida de pessoas em risco, causa grandes prejuízos econômicos para o estado e para o país”, destacou no texto.
Já na quarta-feira (24), o Governo de Minas realizou uma fiscalização preventiva no Dique Lisa, situado na Mina Pau Branco, pertencente à mineradora Vallourec, em Nova Lima. A ação investigou as causas para o alagamento da BR-040 e contou com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e Polícia Militar de Meio Ambiente.
Durante a vistoria, que também teve a participação da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Defesa Civil Municipal de Nova Lima, foram analisados diversos pontos do Dique Lisa. Esta estrutura apresentou transbordamento durante o período chuvoso de 2022, resultando na interdição da BR-040. Contudo, após a análise, não foram identificadas obstruções na rede de drenagem da estrutura que pudessem ter ocasionado o alagamento da via na última terça-feira.
Incertezas cercam o futuro da BR-040
A concessionária Via 040, pertencente à Invepar, expressou seu interesse em se desligar da administração da rodovia federal, o que levou a ANTT a agendar um novo edital de licitação para a gestão da estrada. A concorrência está programada para o dia 11 de abril e abrangerá o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A Via 040 assumiu a administração da pista em 2014, porém, três anos mais tarde, buscou uma “rescisão amigável” do contrato junto ao Governo federal. A concessionária alegou uma diminuição no volume de tráfego e obstáculos na obtenção de licenças para realizar as obras exigidas no acordo.
O processo de relicitação prolongou-se ao longo dos anos, resultando na divisão da BR-040 em três trechos. Além da porção entre BH e Juiz de Fora, estão incluídas as rotas BH-Cristalina (GO) e Cristalina-Brasília (DF). Destaca-se que o trecho que conecta a capital à Zona da Mata é o mais avançado no processo de relicitação.