A decisão que transfere permanentemente a operação das linhas de ônibus intermunicipais do Sul do estado, até então executadas pela Expresso Gardênia, para cinco novas empresas, foi oficializada na manhã desta quinta-feira (23).
O anúncio foi feito em entrevista coletiva na Rodoviária de Belo Horizonte, pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra). As cinco empresas são: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. As novas concessionárias assumem definitivamente as linhas a partir de sábado (25), garantindo a continuidade do atendimento a 97 municípios da região.
Com o objetivo de evitar transtornos, as empresas que operavam temporariamente, durante a suspensão da Gardênia, foram orientadas a não comercializar passagens para viagens após essa data, para impedir a necessidade de reembolsos e assegurar uma transição tranquila para os passageiros.
“A transferência dessas linhas foi uma decisão necessária para assegurar a continuidade do serviço e atender às demandas da população, que merece um sistema de transporte à altura de suas necessidades”, explicou o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto. Ele afirmou também que a pasta “segue fiscalizando rigorosamente essas empresas, para garantir o cumprimento das normas e a segurança dos usuários”.
A transição das empresas de transporte intermunicipal no Sul de Minas será realizada sem alterações significativas para os passageiros. A partir deste sábado (25), os bilhetes para os trechos voltam a ser comercializados, agora pela respectiva empresa operadora. Os preços das passagens permanecerão inalterados, seguindo a regulamentação estadual. Já os itinerários e horários das linhas serão mantidos integralmente para garantir a continuidade do serviço.
Confira as mudanças
Caso Gardênia
A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia é resultado de um processo que começou com a Operação Ponto Final, realizada em abril e maio de 2024 pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
A ação de fiscalização identificou graves irregularidades na prestação do serviço, motivadas por denúncias de atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais. Na operação, 34 ônibus foram retirados de circulação devido a problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e descumprimento do quadro de horários.
A empresa foi notificada para corrigir as falhas e comprovar sua capacidade operacional e financeira, mas não atendeu às exigências no prazo estabelecido. Em junho de 2024, os contratos da Gardênia foram suspensos, e outras operadoras assumiram as linhas de forma provisória.
Sem resolver as irregularidades, a Gardênia formalizou um pedido de transferência das linhas para outras empresas, reconhecendo sua incapacidade de atender às exigências. Após análise detalhada, a Seinfra aprovou a transferência para as cinco novas concessionárias, que apresentaram condições comprovadas para operar com segurança e qualidade.
A Tribuna tentou contato com a Expresso Gardênia, mas a empresa não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto à manifestação.