Uma ninhada com ovos de 80 milhões de anos foi encontrada em Monte Alegre de Minas, na região do Triângulo Mineiro. De acordo com informações do jornal Estado de Minas, o fóssil, composto por uma ninhada de dois ovos inteiros e outros fragmentados, foi localizado a dois metros de profundidade durante intervenções no entroncamento entre as rodovias BR-365 e BR-153, conhecido como “Trevão”. A ninhada foi apresentada na manhã desta segunda-feira (22), no campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).
Ainda conforme o Estado de Minas, o responsável pela descoberta – que ocorreu em outubro de 2022 – foi o paleontólogo Paulo Macedo, da Geopac Consultoria Ambiental, empresa contratada pela Ecovias do Cerrado, concessionária responsável pela duplicação da rodovia BR-365, entre Uberlândia e Jataí (GO). A hipótese é que os ovos sejam de crocodiliformes, porém, os primeiros estudos não descartam a possibilidade de pertencerem a dinossauros carnívoros de pequeno porte, ou mesmo a aves.
Segundo divulgado pelo jornal, o grau de conservação chamou a atenção dos especialistas da empresa, considerando sua delicadeza e as cascas com menos de 1 milímetro de espessura. O ninho foi encontrado imerso em arenitos, rochas sedimentares que estão relacionadas à formação geológica de nome Vale do Rio do Peixe. Conforme o Estado de Minas, isto indica que, há 80 milhões de anos, a área possuía um ambiente diferente do cerrado atual.
O formato dos ovos encontrados é semelhante ao de ovos de galinha. Porém, eles são mais alongados, com comprimento de cerca de 5,5 a 6 centímetros. Seguindo orientações da Agência Nacional de Mineração (ANM), a Ecovias do Cerrado encaminhou o fóssil ao Laboratório de Paleontologia da UEMG, no campus de Ituiutaba, onde o material deverá ser mantido para estudos científicos.