Ícone do site Tribuna de Minas

Minas estima receber cerca de 680 mil doses de vacinas na próxima semana

carlos eduardo secretario saude by Gil Leonardi Imprensa MG
PUBLICIDADE

Dos dois milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 que chegaram da Índia nesta sexta-feira (22), segundo o Ministério da Saúde, cerca de 200 mil poderão ser enviadas ao Estado de Minas Gerais. Essa, pelo menos, é a estimativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com base no que foi sinalizado pelo Governo federal. Além disso, com a possibilidade da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac, ainda neste fim de semana, o estado poderá contar com mais 480 mil doses do imunizante.

Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que a estimativa da pasta leva em conta a taxa populacional do estado em relação ao país (10%), mas que o número, entretanto, poderá variar de acordo com a quantidade de mineiros do grupo prioritário a ser vacinado na próxima etapa. “Isso será definido entre hoje (sexta) e segunda-feira (25). (Com a definição), poderemos determinar a população que será vacinada. Estou otimista, acredito que a partir de agora teremos vacina chegando a cada 15 dias no país”, disse.

PUBLICIDADE

Prazo maior para revacinar a população

Com a expectativa da chegada das novas doses, a SES, a partir da próxima segunda, deve estabelecer como será a distribuição dos imunizantes aos municípios. “Ainda vamos definir se a distribuição (das novas vacinas) será imediata, como foi em relação à primeira remessa da Coronavac, ou se faremos distribuição regular que, normalmente em 48 horas, chega em nossas regionais”, informou Amaral.

PUBLICIDADE

Em relação à Astrazeneca, o titular da SES pontuou que o intervalo para administração da segunda dose do imunizante é maior em relação à Coronavac – a segunda dosagem pode ser tomada em até 60 dia após a aplicação da primeira. “Com isso, teremos um prazo maior para revacinar a população, o que pode significar que o número de doses recebidas da Astrazeneca, seja o número de pessoas vacinadas. Isso, claro, desde que tenhamos a certeza de que teríamos a mesma quantidades de vacinas para serem reaplicadas em março.”

Para garantir a imunização, a Coronavac precisar ser administrada em duas doses, sendo a segunda com um intervalo entre 15 e 20 dias da primeira. Por esse motivo, o Governo armazenou metade das cerca de 577 mil vacinas recebidas na última segunda, de forma a garantir a imunização de aproximadamente 288.500 mineiros. Somando as doses recebidas e as que o Governo espera receber, Minas poderá, em breve, garantir a imunização de cerca de 600 mil mineiros.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile