Dos dois milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 que chegaram da Índia nesta sexta-feira (22), segundo o Ministério da Saúde, cerca de 200 mil poderão ser enviadas ao Estado de Minas Gerais. Essa, pelo menos, é a estimativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com base no que foi sinalizado pelo Governo federal. Além disso, com a possibilidade da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac, ainda neste fim de semana, o estado poderá contar com mais 480 mil doses do imunizante.
Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que a estimativa da pasta leva em conta a taxa populacional do estado em relação ao país (10%), mas que o número, entretanto, poderá variar de acordo com a quantidade de mineiros do grupo prioritário a ser vacinado na próxima etapa. “Isso será definido entre hoje (sexta) e segunda-feira (25). (Com a definição), poderemos determinar a população que será vacinada. Estou otimista, acredito que a partir de agora teremos vacina chegando a cada 15 dias no país”, disse.
Prazo maior para revacinar a população
Com a expectativa da chegada das novas doses, a SES, a partir da próxima segunda, deve estabelecer como será a distribuição dos imunizantes aos municípios. “Ainda vamos definir se a distribuição (das novas vacinas) será imediata, como foi em relação à primeira remessa da Coronavac, ou se faremos distribuição regular que, normalmente em 48 horas, chega em nossas regionais”, informou Amaral.
Em relação à Astrazeneca, o titular da SES pontuou que o intervalo para administração da segunda dose do imunizante é maior em relação à Coronavac – a segunda dosagem pode ser tomada em até 60 dia após a aplicação da primeira. “Com isso, teremos um prazo maior para revacinar a população, o que pode significar que o número de doses recebidas da Astrazeneca, seja o número de pessoas vacinadas. Isso, claro, desde que tenhamos a certeza de que teríamos a mesma quantidades de vacinas para serem reaplicadas em março.”
Para garantir a imunização, a Coronavac precisar ser administrada em duas doses, sendo a segunda com um intervalo entre 15 e 20 dias da primeira. Por esse motivo, o Governo armazenou metade das cerca de 577 mil vacinas recebidas na última segunda, de forma a garantir a imunização de aproximadamente 288.500 mineiros. Somando as doses recebidas e as que o Governo espera receber, Minas poderá, em breve, garantir a imunização de cerca de 600 mil mineiros.