Ícone do site Tribuna de Minas

Estado disponibiliza mais de 8 mil vagas em cursos técnicos de nível médio

ensino médio
PUBLICIDADE

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que disponibilizou 8 mil vagas em cursos técnicos de nível médio para o segundo semestre de 2024.  As oportunidades são destinadas tanto para estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual quanto para aqueles que já concluíram o ensino médio e buscam qualificação profissional. Parte das vagas ainda está aberta para inscrições. Os interessados podem consultar as escolas que oferecem educação profissional, pelo link, na aba “Cursos Técnicos concomitantes/subsequentes” e em “ofertas de escolas/cursos”. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato pelo e-mail educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br.

Segundo a SEE, o Governo tem investido, desde 2019, na ampliação da oferta de Educação Profissional, com o objetivo de triplicar o número de matrículas em educação profissional até 2027, de acordo com as metas do Plano Estadual de Educação para o decênio 2018/2027, sobretudo a Meta 11, que prevê a triplicação do número de matrículas em educação profissional até 2027. O projeto foi instituído pela Lei 23.197/2018.

PUBLICIDADE

Atualmente, as escolas estaduais oferecem mais de 50 opções de cursos técnicos de nível médio. Além dos cursos concomitantes/subsequentes ao ensino médio, o Estado também oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio por meio do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), totalizando mais de 70 mil matrículas em educação profissional.

PUBLICIDADE

Seleção

O processo de seleção ocorre diretamente nas escolas, seguindo as diretrizes da SEE. Em casos de maior procura que o número de vagas disponíveis, é realizado um sorteio público para o preenchimento das vagas. Os cursos são oferecidos exclusivamente de forma presencial nas escolas estaduais, predominantemente no período noturno, com carga horária variando entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio.

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile