
Um grupo de bombeiros militares mineiros que irão apoiar os trabalhos de busca e resgate em Petrópolis (RJ), cidade localizada a cerca de 120 quilômetros de Juiz de Fora, saiu de Minas Gerais na tarde sexta-feira (18). A ideia é que os profissionais atuem nas áreas atingidas pela devastação causada pelas chuvas dos últimos dias. Imagens que circularam por toda a internet durante esta semana mostram os efeitos do volume de água, que causou deslizamentos que provocaram a morte de pelo menos 120 pessoas, e o desaparecimento de mais de 200 até a tarde desta sexta.
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) que vai apoiar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) é composta por 14 militares, que são especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães.
O grupo acumula experiências de capacitação e de especialização obtidas dentro da corporação e também de atuação em catástrofes como a de Mariana, Brumadinho, além de operações de ajuda humanitária em Moçambique e Haiti. O grupo também participou do trabalho integrado nas chuvas que atingiram a Bahia no início deste ano. Além dos militares, dois cães especializados acompanharão os trabalhos.
Os bombeiros também levarão equipamentos próprios, como um detector de vida, um detector de vida sísmico, um bote, um barco, dois geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, entre outros. A equipe irá atuar de forma integrada ao CBMERJ em ações de busca, salvamento, prevenção e gestão do Sistema de Comando de Operações.