Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) lançou edital de consulta, aberta aos municípios mineiros, que visa a analisar os equipamentos de estrutura dos terminais rodoviários, cemitérios públicos e mobilidade urbana. As informações podem ser recebidas até 30 de junho através dos formulários disponíveis no link do edital.
As informações vão ser utilizadas para que o BDMG elabore, nos próximos meses, um diagnóstico sobre a situação desses três setores e uma série de recomendações sobre a gestão dos serviços – inclusive propondo alternativas economicamente melhores. O objetivo é que seja possível identificar novas oportunidades de concessão, trazendo o aumento da eficiência dos serviços para a população e ainda uma redução do ônus fiscal que essas áreas podem trazer.
Em nota divulgada, o presidente do BDMG, Marcelo Bonfim, afirma que esse projeto é importante porque muitas vezes as prefeituras ficam sobrecarregadas com a gestão dos serviços públicos e não conseguem dar o foco adequado para todos esses equipamentos. “Por isso, o BDMG, como indutor de desenvolvimento atento às realidades regionais, fará este estudo com o propósito de apoiar os gestores municipais na identificação de melhores práticas de gestão para promover sua modernização”. Os municípios interessados podem inclusive participar de workshop que será promovido no lançamento do estudo.
Depreciação
O BDMG afirmou, em nota divulgada, que a percepção inicial é de que os cemitérios e os terminais rodoviários apresentam uma depreciação em sua infraestrutura e um baixo volume de investimentos, mesmo tendo alta demanda dos usuários.
Além disso, foi informado que, durante o estudo, a mobilidade urbana vai ser pensada com objetivo de identificar novas possibilidades, como com o uso de veículos elétricos. Isso faz parte de mudanças que seguem práticas de desenvolvimento sustentável no estado.