Ícone do site Tribuna de Minas

Pet groomer mineiro se destaca em competições; conheça profissão voltada à estética animal

Kaique tem seu próprio pet shop e acumula mais de 30 premiações (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

Muito mais que um banho e tosa, ser um pet groomer exige estudo, dedicação e uma dose de talento. A profissão é voltada para os cuidados de higiene e estética de cães e gatos. Para ser um bom profissional, é preciso conhecer as particularidades de cada raça e dominar diferentes técnicas de tosa. A prática é tão séria que existem, inclusive, competições ao redor do mundo que definem os melhores pet groomers do mercado.

Kaique Mendonça é um deles. Natural de Belo Horizonte, o mineiro tem se destacado em competições de tosa pelo Brasil e a nível internacional. Kaique já acumula mais de 30 premiações, incluindo o 1º lugar na categoria Pomerânia no Master Groom, maior competição do mundo que aconteceu em São Paulo no ano passado. Neste ano, em agosto, a competição acontece novamente e Kaique já mira o pódio. 

PUBLICIDADE

A paixão pelo banho e tosa de pets veio muito antes de ele saber que o universo das competições existia. Ainda adolescente, aos 17 anos, fez seu primeiro curso e trabalhou como banhista por cinco meses. Por dez anos, ele se afastou desse mercado e, em 2021, abandonou o emprego em uma transportadora de valores para perseguir um antigo sonho: abrir seu próprio pet shop. 

PUBLICIDADE

Trabalho especializado

Kaique explica que as competições são ótimas formas para se especializar e ser visado no mercado. Nelas, são avaliados fatores como acabamento, balanço e proporcionalidade. “Os jurados pegam o pente e puxam para ver se ficou muita ponta no pelo do cachorro. Eles olham a questão do balanço também, para ver se uma pata ficou parecida com a outra. No quesito proporcionalidade, é importante que a cabeça fique proporcional ao tamanho do corpo, por exemplo.”

A exigência por profissionais cada vez mais especializados cresce no mercado, e é nesse campo que o pet groomer se destaca. Diferente de um simples tosador, os profissionais dessa área dominam técnicas e estão preparados para lidar com os requisitos de cada raça. “Acredito que essa procura tem aumentado porque a própria visão do pet mudou. Ele já não é mais aquele animal que fica no quintal de casa, agora ele faz parte da família. O próprio perfil dos tutores é diferente. As pessoas pesquisam muito sobre uma raça antes de adquirir, então vão buscar por profissionais que saibam lidar com suas especificidades.”

PUBLICIDADE

Kaique conta que, nos últimos anos, está se especializando nas raças Lulu da Pomerânia e Golden Retriever e, por isso, tem sido procurado por tutores desses pets para cuidar do banho e da tosa dos animais. “Cada raça precisa de uma técnica diferente. Por exemplo, no Lulu você não pode usar máquina, tem que ser só tesoura. Caso contrário, ele pode desenvolver uma alopecia pós-tosa.”

É preciso também ter cuidado com o tipo de cosmético que vai ser utilizado. Para Kaique, o serviço do pet groomer pode ser semelhante a uma consultoria. Ele conta que em casos de animais com pelo mais escasso ou sem volume, através de suplementação, corte correto e cuidados especiais, é possível melhorar o desenvolvimento da pelagem. “É um serviço que vale a pena, pois você vai ter certeza que seu pet vai estar na mão de uma pessoa capacitada para dar o melhor tratamento.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile