Ícone do site Tribuna de Minas

Tanqueiros decidem não entrar em greve em Minas

postodecombustívelleo

(Foto: Leonardo Costa)

PUBLICIDADE

O aumento no valor dos combustíveis de 24,9%, que entrou em vigor na última sexta-feira (11), ampliou a expectativa para a possibilidade de greve dos profissionais responsáveis pelo transporte dos combustíveis. Todavia, nesta segunda-feira (14), o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Sindtanque-MG) informou que, após reuniões realizadas com os tanqueiros mineiros, as entidades representativas dos transportadores e as principais distribuidoras de combustíveis e de derivados de petróleo que atuam no estado, a categoria decidiu, por enquanto, não suspender suas atividades.

“Nas reuniões com as distribuidoras, as companhias assumiram o compromisso de reajustar o valor do frete nos mesmos percentuais do reajuste do valor do óleo diesel feito pela Petrobras junto às refinarias”, informou o sindicado por meio de nota, acrescentando que a diretoria do Sindtanque-MG aguardará até à meia-noite desta segunda-feira (14) pela confirmação do reajuste do valor do frete pelas distribuidoras.

O Sindtanque afirma que vai continuar cobrando do Governo federal e da Petrobras medidas efetivas para a redução dos preços dos combustíveis no Brasil, a começar pelo fim da Paridade de Preços de Importação (PPI) utilizada pela petroleira, e do Governo estadual, como a redução do ICMS do diesel para ao menos 12%. “O sindicato manterá as conversações e contatos com as demais entidades representativas dos transportadores no Brasil, especialmente do setor, para que os governantes atendam às justas reivindicações dos transportadores”, ressaltou.

PUBLICIDADE

Em Juiz de Fora, como mostrou a Tribuna, o aumento anunciado na quinta (10) colaborou para que alguns estabelecimentos passassem a cobrar o valor reajustado no mesmo dia do anúncio e, na manhã seguinte, os preços mais altos, como mostrou a reportagem, se espalharam para toda a cidade. Em pesquisa realizada pela Tribuna, o menor valor encontrado na gasolina comum entre dez postos consultados foi R$ 7,69. O mesmo cenário também se refletiu no preço do gás de cozinha, com valor encontrado de R$ 125 em revendedoras juiz-foranas.

Sair da versão mobile