Os dentes decíduos, conhecidos como dentes de leite, são fundamentais na construção da arcada dental das crianças. Eles, em equilíbrio com a musculatura oral, exercem um papel imprescindível na mastigação, fonética, deglutição e estética. Diante disso, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) alerta sobre a importância do cuidado com os dentes de leite e qual ação tomar diante de algum incidente com as crianças, principalmente agora neste período de férias escolares.
Caso a criança sofra um trauma no dente, é de suma importância se ater aos primeiros socorros e já encaminhá-la ao dentista. Ela explica que o dente de leite já tem raiz, e essa raiz está muito próxima do germe do dente permanente que está se formando dentro da boca da criança. Com o impacto, esse dente pode ser afetado. Por isso, o dentista precisa analisar o caso e decidir se vai fazer um tratamento imediato ou se vai acompanhar o caso.
Primeiros socorros
Após perceber o trauma na criança é preciso seguir as orientações:
- Se o trauma tiver provocado sangramento, limpe a boca da criança com gaze e soro fisiológico (na falta do soro, lave com água filtrada), com cuidado para não machucar mais a criança.
- Evite dar chupeta ou mamadeira para a criança até ela ser atendida pelo dentista. A sucção que é realizada no ato pode atrapalhar a cicatrização.
- Em caso de fratura do dente, localize o fragmento, lave-o em água corrente e o coloque em um recipiente com leite (de preferência) ou soro fisiológico até chegarem ao dentista.
- Caso o dente saia totalmente da boca, não tente recolocá-lo; isso pode prejudicar o dente permanente que vai nascer.
- Leve a criança ao dentista no máximo duas horas após o incidente.