O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou um ex-motorista da Prefeitura de Ressaquinha – município localizado na região central de Minas Gerais, a cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora – pelo crime de peculato. Ele é acusado de utilizar um cartão de abastecimento do Executivo municipal para desviar combustíveis entre janeiro e maio de 2024.
Segundo a denúncia, o ex-servidor público gastou quase R$ 17 mil em 2,8 mil litros de combustível durante quatro meses, valor incompatível com a função que exercia. O investigado dirigia oficialmente apenas um veículo que percorre em média 12 quilômetros por litro. No entanto, foi flagrado usando o cartão da Prefeitura para abastecer outros automóveis.
A apuração apontou que o ex-motorista abastecia além do necessário para o serviço público e teria cometido o crime de peculato 99 vezes no período. Além da condenação criminal, o MPMG pede que ele seja obrigado a pagar quase R$ 18 mil por danos materiais ao município, além de sofrer sanções como a perda dos direitos políticos.
*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe