Ícone do site Tribuna de Minas

Criança morre com queimaduras após brincadeira com isqueiro, e outra é transferida para BH

bombeiros
PUBLICIDADE

Uma criança de 4 anos morreu nesta terça-feira (11) e outra da mesma idade precisou ser transferida de aeronave para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, após sofrerem graves queimaduras em até 40% do corpo. O acidente doméstico aconteceu no último domingo, quando um sofá teria pegado fogo supostamente durante brincadeira com isqueiro no município de São Francisco do Glória, na Zona da Mata, a cerca de 210 quilômetros de Juiz de Fora.

De acordo com informações do Samu, que fez o transporte das vítimas, inclusive da UBS de São Francisco para a Casa de Caridade de Carangola, ainda no domingo, os dois meninos eram considerados estáveis naquele dia. No entanto, o garoto que sofreu ferimentos em quase metade do corpo não resistiu.

PUBLICIDADE

Na tarde desta terça, o sobrevivente foi transferido da Casa de Caridade de Carangola para o Hospital João XXIII, na capital mineira. O Samu fez a condução da vítima da primeira unidade de saúde até a aeronave, que pousou no campo do Carangola Tênis Clube, decolando às 14h com destino a BH. Segundo o Samu, o estado do menino é muito grave, devido às queimaduras de segundo e terceiro graus e por ter respirado muita fumaça.

PUBLICIDADE

De acordo com informações obtidas pelo Samu junto ao secretário de Saúde de São Francisco do Glória, Dávison Carvalho Pereira, o corpo da criança falecida foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia. O exame poderá identificar se a morte foi por consequência de ter respirado muita fumaça ou em decorrência das graves queimaduras.

Ainda conforme informações divulgadas pelo Samu, os meninos eram amigos, e o acidente teria acontecido na casa daquele que acabou falecendo. As chamas no sofá teriam se alastrado rapidamente, atingindo as crianças. Uma pessoa entrou na residência e conseguiu retirar os dois garotos de lá, sendo ambos encaminhados à UBS.

PUBLICIDADE

“Devido à gravidade do estado de saúde das crianças, o prefeito de Carangola, o secretário de Saúde e o secretário executivo do Samu Cisdeste vinham tentando uma transferência dos dois para receberem o tratamento adequado”, destacou o Samu.

Reforma da casa

A ocorrência de incêndio no Centro de São Francisco do Glória foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Muriaé. Segundo a corporação, as chamas já haviam sido debeladas por populares, com auxílio de um caminhão-pipa. Os bombeiros realizaram a vistoria do imóvel e não havia risco de colapso da estrutura ou de reignição do fogo.

PUBLICIDADE

Conforme o Samu, a Prefeitura do município vai ajudar na reforma da casa e há uma equipe de assistência social e psicóloga apoiando as famílias.

Sair da versão mobile