Ícone do site Tribuna de Minas

Pagamento da segunda parcela do IPVA começa quinta-feira

ipva by fernando priamo
PUBLICIDADE

A partir de quinta-feira (13) tem início o pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. A escala de vencimentos, que tem início com os finais de placa 1 e 2, vai até a quarta-feira (19) da próxima semana, encerrando com os finais de placa 9 e 0. A novidade recém-implementada é a possibilidade do pagamento via Pix, uma alternativa à arrecadação nas casas lotéricas e nos bancos credenciados.

Para utilizar o Pix é necessário acessar o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que deve ser emitido, exclusivamente, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG),fazenda.mg.gov.br, na área do IPVA, e escolher a opção “Emissão da guia do IPVA”.

PUBLICIDADE

Quem optar pelo pagamento em banco deve ir a uma das agências credenciadas, que são: Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Caixa Econômica Federal. Para isso é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), nos terminais de autoatendimento ou caixas. Ainda é possível utilizar o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto. Já para pagamento em casas lotéricas, é necessário levar o DAE.

PUBLICIDADE

Em Juiz de Fora, 247.506 veículos estão aptos a pagar o tributo. Em comparação ao ano anterior, houve aumento de 0,74% na frota. A expectativa é de que R$ 302.112.790,75 sejam arrecadados, de acordo com a SEF-MG.

Cuidado com golpes sobre pagamento do imposto

A SEF-MG alerta para golpes com links de pagamento ou acesso ao DAE, que são enviados por e-mails ou aplicativos. Conforme a pasta, o órgão não envia esse tipo de mensagem, nem encaminha boletos em papel para a residência dos contribuintes. Também com relação ao Pix, a orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos nos seus celulares ou e-mails. A única forma de gerar o QR Code é entrando no site da SEF.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile