Após 31 cidades decretarem situação de emergência por conta das chuvas, o governador Romeu Zema visitou, nesta sexta-feira (10), municípios do Vale do Jequitinhonha atingidos pelas enchentes. O chefe do Executivo esteve nas cidades de Águas Formosas e Machacalis, locais onde as precipitações foram responsáveis por inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.
As chuvas, que tiveram início, principalmente a partir da terça-feira (7), conforme Decreto Oficial, causaram comoção social, visto que houve perda de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos. Um balanço da Defesa Civil de Minas Gerais aponta que, até o momento, foram contabilizadas cinco mortes relacionadas às chuvas durante o período chuvoso de 2021/2022.
As 31 cidades que estão em situação de emergência fazem parte das regiões do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri. Em postagem nas redes sociais, Zema destacou o que está sendo feito de imediato nos locais atingidos. “Uma força-tarefa está orientando as prefeituras para agilizar a obtenção de recursos junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Até que o abastecimento de água seja restabelecido, caminhões-pipa estão a caminho para atender os moradores. A Defesa Civil estadual está coordenando ações emergenciais, enviando reforço e ajuda humanitária. O DER-MG [Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem] está empenhado na reconstrução de pontes”, escreveu.
A visita do governador foi acompanhada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e pelo diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.