O município de Viçosa recebeu o título de Capital Estadual do Doce de Leite, nesta terça-feira (9), por meio da aprovação da lei nº 24318 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Em fevereiro do ano passado, o deputado Coronel Henrique (PSL) propôs o projeto de lei (PL) que visava o reconhecimento do produto em todo o estado e no país, além de incentivar o turismo gastronômico e o desenvolvimento socioeconômico do município.
“Trata-se de uma iguaria da gastronomia mineira, de qualidade única, reconhecido por dez vezes como o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, transformando-se em um símbolo da cidade e, gradativamente, de Minas Gerais”, argumentou o deputado.
Em 2021, o mesmo deputado apresentou um PL que solicitava o reconhecimento da relevância cultural do produto para o estado, assim o processo de fabricação do doce de leite produzido em Viçosa foi considerado patrimônio imaterial de Minas Gerais. O Doce de Leite Viçosa é produzido pelo setor de laticínios da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).