O trânsito na rodovia BR-040 teve o fluxo restabelecido na manhã desta segunda-feira (10) na altura de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A via estava totalmente interditada desde o último sábado, após o transbordamento de uma estrutura de contenção de água pluvial instada em uma mina de rejeito de minério de ferro.
A estrada ficou interditada por quase 45 horas, bloqueando os dois sentidos do km 562. O transbordamento do dique deixou uma pessoa ferida, mas não teve óbitos. Em entrevista coletiva, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Renato Brandão, afirmou que o que motivou o escorregamento de materiais foram as chuvas intensas.
Água invadiu a BR-040
De acordo com o porta-voz dos Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, o transbordamento da estrutura ocorreu próximo da Mina de Pau Branco, que é administrada pela empresa Vallourec. O dique, segundo Aihara, é considerado pequeno para os padrões da mineração. “O maciço se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento nele ou de problema estrutural. Não há vítima fatal ou comunidade que esteja em risco ou demande ação de evacuação”, destacou o porta voz.