O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) emitiu alerta após identificar uma nova tentativa de golpe. Diversas reclamações chegaram ao CBMMG sobre e-mails fraudulentos que estão circulando, nos quais os golpistas se passam pela instituição e afirmam que uma averiguação das instalações de supostas empresas das quais as pessoas fazem parte deverá ser realizada até uma determinada data.
Os e-mails enganam ao afirmar que a vistoria será feita mediante uma denúncia anônima e incluem um link falso, que supostamente detalha as possíveis irregularidades. Além disso, os golpistas alegam não terem conseguido contato com o setor financeiro da empresa, pressionando, assim, a vítima a clicar no link fornecido.
O CBMMG reforça que todas as vistorias são exclusivamente realizadas pela própria corporação e que não há entidades civis autorizadas para tal atividade. Portanto, qualquer comunicação desse tipo, que não seja diretamente do CBMMG, deve ser considerada suspeita.
Para evitar danos, a orientação é não clicar em links de mensagens como essas e denunciar imediatamente qualquer tentativa de fraude na delegacia de crimes cibernéticos.