Ícone do site Tribuna de Minas

Minas Gerais já plantou mais de 5 milhões de mudas da meta do Tratado da Mata Atlântica

mata atlantica evandro rodney agencia minas
PUBLICIDADE

Minas Gerais alcançou 73,5% da meta de plantio prevista no Tratado da Mata Atlântica, acordo firmado em 2023 pelos estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Até julho de 2025, foram registradas 5.143.647 mudas nativas, de um total de 7 milhões previstas para serem plantadas até dezembro de 2026.

Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), incluem ações em Áreas de Preservação Permanente (APPs), compensações ambientais exigidas em licenciamentos, reposição de vegetação suprimida, recuperação de áreas degradadas e projetos de educação ambiental.

Segundo o órgão, a apuração do plantio considera também iniciativas de diferentes instituições, como a criação de corredores ecológicos e o plantio em áreas urbanas, medidas que contribuem para o fluxo da fauna e a preservação da biodiversidade.

PUBLICIDADE

Meta regional

O Tratado da Mata Atlântica, firmado em outubro de 2023, envolve Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O compromisso coletivo é plantar 100 milhões de mudas e restaurar 90 mil hectares do bioma até o final de 2026.

Por concentrar a maior área de Mata Atlântica no país, Minas está entre os principais contribuintes para o pacto. Conforme a Semad, o acompanhamento dos números serve para medir o avanço das ações e integrar projetos voltados à recuperação ambiental.

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile