A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) informou, nesta terça-feira (8), que Minas Gerais apresenta 200.301 pacientes recuperados do coronavírus. Pela contabilização da SES, são considerados curados os casos confirmados de infecção que receberam alta hospitalar ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias e estão há três dias assintomáticos e sem intercorrências. Os dados de infectados ainda em tratamento e de pacientes que precisaram de internação na rede hospitalar mineira, no entanto, seguem em alta.
Os números foram divulgados pela pasta estadual em boletim epidemiológico diário. Nele, o total de casos confirmados de coronavírus chega a 236.663 até o momento. Desses, são 30.485 pacientes em acompanhamento, além dos 200.301 recuperados e de 5.877 óbitos em decorrência da Covid-19, após avanço significativo durante o último final de semana. Nas últimas 24 horas, foram 651 contaminações confirmadas e 26 mortes contabilizadas pela SES.
O número de pacientes que tiveram de ser internados em hospitais da rede pública ou privada de Minas Gerais chegou a 24.214, em contagem acumulada desde o princípio da pandemia. Por outro lado, 212.449 contaminados passaram apenas por períodos de isolamento domiciliar.
Durante a coletiva com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também foi abordado o acompanhamento dos possíveis casos de reinfecção, que estão em investigação. O titular da pasta explicou que são pessoas que tiveram a doença confirmada pelo teste RT-PCR ou pelo teste rápido e voltaram a ter um novo diagnóstico após 90 dias do primeiro resultado positivo.
Ele afirmou, no momento, que não há casos confirmados de reinfecção pela doença em Minas. No entanto, as equipes da SES elaboraram uma nota técnica orientando quanto à notificação de suspeita. Segundo Carlos Eduardo Amaral, há três casos em investigação em Minas, em Varginha, Contagem e Belo Horizonte. Outros casos suspeitos foram notificados, mas os dados estão em avaliação. Eles precisam estar enquadrados nos critérios para investigação de casos de reinfecção.
Com presença de casos de reinfecção pelo coronavírus pelo mundo, a SES determinou que todos os resultados positivos para a Covid-19 com novo quadro clínico da doença em período maior ou igual a 90 dias da primeira confirmação sejam testados e notificados ao Estado.
166 óbitos em JF
Em Juiz de Fora, a SES confirma 4.860 casos e 166 mortes associadas à Covid-19. Os dados seguem desatualizados em relação aos emitidos pelo Município que, até a segunda-feira (8), já havia confirmado 5.026 infectados e 170 vidas perdidas para o coronavírus.