Pais e responsáveis por estudantes encaminhados para novas matrículas pelo Sistema Único de Cadastro Escolar de Minas Gerais (Sucem) devem confirmar a vaga, presencialmente, na escola indicada, até a próxima quarta-feira (14).
A exigência de confirmação presencial vale apenas para quem solicitou novas matrículas pelo site do Sucem – como estudantes vindos das redes municipal e privada, de institutos federais ou de outras redes estaduais – e para aqueles que pediram transferência dentro da rede estadual e foram direcionados a uma nova unidade. Já os alunos que estavam matriculados na rede estadual tiveram a vaga assegurada automaticamente e não precisam ir à escola neste momento.
Os encaminhamentos foram feitos pelo Sucem, ferramenta utilizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) para organizar e distribuir vagas nas redes estadual e municipal, com base em critérios como zoneamento, presença de irmãos na mesma escola e atendimento a estudantes com deficiência. A escola de destino pode ser consultada no site do sistema.
A SEE-MG alerta que a ausência dentro do prazo resulta na perda da vaga. Para tentar uma nova matrícula, será necessário aguardar o período de vagas remanescentes, de 27 de janeiro a 6 de fevereiro, quando serão disponibilizadas as oportunidades não preenchidas no cadastro escolar.
Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem procurar a escola indicada no encaminhamento ou a Superintendência Regional de Ensino (SRE) mais próxima.

