Ícone do site Tribuna de Minas

Mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no estado

Chuvas em MG Cedec MG Divulgacao
PUBLICIDADE

As chuvas em Minas Gerais já somam duas vítimas fatais, sendo uma delas em Piraúba, município a cerca de 80 quilômetros de Juiz de Fora. O óbito aconteceu no início de novembro, quando um idoso foi atingido pelo muro da casa onde morava, que desabou. Segundo a Defesa Civil, a outra morte ocorreu em Bom Jesus do Galho, cidade no Vale do Aço. O estado já soma 80 municípios em situação de emergência e tem 1.093 pessoas desabrigadas e 3.875 desalojadas.

Até terça-feira (6), o estado tinha divulgado 45 cidades em situação de emergência. Como explica a Defesa Civil estadual, o aumento no número de municípios nessa condição se deu por conta da atualização do sistema, que computou os decretos de situação de emergência desde o início do período chuvoso.

PUBLICIDADE

A situação de anormalidade, seja a de emergência ou calamidade pública, permite que o município tenha acesso ao apoio do governo estadual, principalmente quanto à distribuição de ajuda humanitária, além de ter uma interlocução direta com o Governo federal para captação de recursos.

PUBLICIDADE

SOS Chuvas 2023

Em novembro, o Governo de Minas junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), Ministério Público, Servas e Cruz Vermelha Brasileira fizeram o lançamento oficial da campanha SOS Chuvas 2023. A ação busca arrecadar donativos que serão distribuídos pela Defesa Civil em todo o estado. É possível fazer contribuições em dinheiro por meio da chave Pix: pix@cvbmg.org.br.

Sair da versão mobile