Ícone do site Tribuna de Minas

Zema anuncia concurso com até 684 vagas para a Polícia Civil

red PCMG policiacivil policiais
PUBLICIDADE

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta quarta-feira (7), a abertura de um concurso público para a Polícia Civil. Segundo Zema, são 684 vagas, que contemplarão todos os cargos da instituição. Além disso, o governador também divulgou a convocação de 80 profissionais que ficaram como excedentes no último concurso realizado no estado, em 2018.

Das 684 vagas inicialmente previstas, 397 são para a carreira de escrivão; 114 são para técnico assistente; 62 são para delegado; 51 são para analista; 30 são para a carreira de investigador; 21 são para perito criminal; e nove vagas são para médico legista. De acordo com Zema, os profissionais selecionados trabalharão em várias regiões do estado.

PUBLICIDADE
Anúncio foi feito pelo governador durante cerimônia de formatura da Polícia Civil em Belo Horizonte nesta quarta-feira (Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG)

A previsão de número de vagas, contudo, não representa nem 10% da defasagem de pessoal da corporação em todo o estado, segundo o Sindicato da Polícia Civil (Sindpol). De acordo com o presidente da regional de Juiz de Fora, Givanildo Guimarães Reis, atualmente há falta de aproximadamente sete mil profissionais na instituição.

PUBLICIDADE

Cronograma ainda não foi divulgado

Apesar do anúncio, o Governo do estado ainda não divulgou as datas e prazos de inscrição, os requisitos para concorrer às vagas e informações sobre o lançamento do edital. A Tribuna entrou em contato com o Governo de Minas solicitando a data prevista para publicação do edital e outros dados sobre o certame. Em nota, a assessoria respondeu apenas que “as informações complementares serão divulgadas em breve”, assim como a publicação do edital.

O anúncio do certame foi feito durante cerimônia de formatura na Academia de Polícia Civil, em Belo Horizonte. Na ocasião, o governador também anunciou que 16 delegados e 64 escrivães selecionados no concurso de 2018 serão convocados.

PUBLICIDADE

De acordo com ele, a realização de um novo concurso, o primeiro que contemplará todas as carreiras da Polícia Civil após oito anos, mostra o apoio do Governo à instituição, com o objetivo também de fortalecer a segurança do povo mineiro.

Projeto de lei

PUBLICIDADE

Conforme Zema, nos próximos dias, será enviado também um projeto de lei “para a modernização da Polícia Civil”. Segundo informações do Estado, “a iniciativa abrange a racionalização dos procedimentos internos para maior agilidade, qualidade da atuação e maior alinhamento e interação com a sociedade, garantindo mais transparência, melhorando o atendimento e proteção ao cidadão.”

Sair da versão mobile