Ícone do site Tribuna de Minas

Estado bate recorde de óbitos por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

Covid-19 em Juiz de Fora
PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou 152 novas notificações de óbitos associados à Covid-19 nas últimas 24 horas em Minas Gerais. O número representa um novo recorde no período e supera a marca alcançada no boletim anterior, na terça-feira (4) quando foram 128 vítimas fatais contabilizadas. Também conforme o informativo publicado pela pasta estadual nesta quarta-feira (5), 3.933 mineiros testaram positivo para o coronavírus ao longo do último dia.

Com os registros, o número de casos de coronavírus em Minas segue a tendência de crescimento exponencial manifestada pelos boletins da SES. Agora, já são 139.661 mineiros que tiveram diagnóstico confirmado de infecção pelo vírus, com 28.102 ainda em tratamento e 108.364 pessoas consideradas curadas. O total de óbitos confirmados, com o novo recorde, alcançou 3.195 nesta quarta, sendo 426 notificados à pasta estadual apenas no mês de agosto.

PUBLICIDADE

O crescimento exponencial no número de óbitos constatados é justificado pela SES em função de migração de sistema de notificação de óbitos. A secretaria está deixando de utilizar uma base de dados própria para contabilização para passar a utilizar o Sivep-Gripe, que reduz o tempo entre a ocorrência da morte e a notificação junto à pasta estadual. Assim, segundo a pasta, a maior parte os óbitos constatados nos informativos desta semana não teria ocorrido recentemente.

PUBLICIDADE

No entanto, não é possível verificar as datas de confirmação do óbito, já que o detalhamento correspondente às vítimas não é disponibilizado desde terça, como era feito até segunda-feira (3). Em mensagem da SES nos dois mais recentes informativos, é informado que, devido à alteração, “momentaneamente não serão divulgadas determinadas informações sobre os óbitos, como sexo e idade, até que as mudanças estejam concluídas. A previsão é de que os dados voltem a ser divulgados na próxima semana”.

Mais de 3.400 casos em JF

O boletim estadual dá conta de 3.482 contaminações confirmadas em Juiz de Fora e, em consequência da migração de sistemas de notificação, não informa a quantidade de óbitos notificados pelo município até então. Até terça-feira, no entanto, o boletim epidemiológico municipal confirma 3.642 diagnósticos confirmados e 119 vidas juiz-foranas perdidas.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile