O Instituto DataTempo publicou, nesta segunda-feira (4), nova pesquisa em que faz um levantamento das intenções de voto dos eleitores mineiros para a disputa pelo Governo do Estado que ocorrerá em 2022. Atual governador, Romeu Zema (Novo) aparece confortável na dianteira, com o apoio de 40,4% dos eleitores entrevistados na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos. Ainda distante, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece na segunda colocação com 19,1% das intenções de voto.
Além de Zema e Kalil, também foram citados o senador Rodrigo Pacheco (DEM), com 5% das intenções de voto; o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 4,2%; e a também deputada federal Áurea Carolina (PSOL), com 2,1%. Outros nomes colocados na pesquisa como opção para o eleitorado somaram juntos 6,3% das intenções de voto.
O DataTempo apontou ainda que, entre os eleitores entrevistados, 10,9% votariam em branco ou nulo. Aqueles que não souberam ou não responderam aos questionamentos somam 12%.
Zema lidera em 11 das 12 regiões do Estado. Assim, o atual governador só perde para o prefeito de Belo Horizonte na região metropolitana da capital.
Para o estudo, o DataTempo fez 1.392 entrevistas domiciliares em todas as regiões do estado, entre os dias 24 e 27 de setembro. Segundo o instituto, o grau de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 2,63 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Vantagem menor
Este é o segundo levantamento publicado pelo DataTempo sobre as Eleições 2022. A última pesquisa havia sido divulgada em julho. Entre um estudo e outro, Zema apresentou queda nas intenções de voto, passando de 46,2% para 40,4%. A variação negativa foi acima da margem de erro de 2,63 pontos para mais ou para menos. Já o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, apresentou uma ligeira oscilação positiva, porém dentro da margem de erro, indo de 18,8 para 19,1%..
Pesquisa espontânea e segundo turno
Zema também aparece à frente no levantamento espontâneo, quando não são oferecidos nomes de possíveis candidatos aos entrevistados. Nesse recorte, o governador aparece com 26% das intenções de voto. Kalil tem 4,6%.
A pesquisa DataTempo ainda fez uma projeção de um segundo turno disputado entre Zema e Kalil. Em uma simulação de uma possível segunda etapa da disputa eleitoral, o governador obteve 50,8% das intenções de voto contra 35,6% do prefeito de Belo Horizonte.
59,3% aprovam o Governo Zema
O instituto ainda avaliou a opinião do eleitorado sobre o desempenho de Romeu Zema à frente do Governo de Minas. De acordo com o levantamento, 59,3% dos entrevistados aprovam a gestão do atual governador. Por outro lado, 31% disseram desaprovar a atuação do governador.
A aprovação de Zema, no entanto, caiu três pontos entre as pesquisas feitas entre julho e setembro, passando de 62,4% para os atuais 59,3%. A queda todavia é ligeiramente inferior à margem de erro do levantamento, de 2,63 pontos percentuais para mais ou para menos. No mesmo período, a desaprovação subiu de 28,8% para 31% dos eleitores entrevistados, dentro da margem de erro.
No detalhamento, na última pesquisa feita pelo instituto, 40,9% dos eleitores entrevistados consideraram a Administração Zema como boa ou muito boa. Em julho, esse contingente correspondia a 43,7%. Já o percentual de eleitores que consideram o atual governo como regular variou de 33,1% para 33,8% no período. Por fim, a parcela do eleitorado que considera a gestão Zema como ruim ou muito ruim passou de 17% em julho para 17,2% no
final de setembro.
Corrida pela Presidência: pesquisa aponta vantagem para Lula entre mineiros
Também nesta segunda-feira o Instituto DataTempo publicou uma pesquisa de intenção de voto do eleitorado mineiro na disputa pela Presidência da República nas eleições que acontecem em 2022. Na consulta estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saltou de 38,4% em julho para 40,4% entre os dias 23 e 24 de setembro. A avaliação positiva do petista, que lidera a preferência do eleitorado mineiro, ocorreu dentro da margem de erro do estudo de 2,63% para mais ou para menos.
No recorte, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) aparece na segunda posição, com 20,1% das intenções de voto. Em julho, Bolsonaro tinha o apoio de 25,1% do eleitorado mineiro, conforme a primeira pesquisa feita pelo Instituto Datatempo. A queda de cinco pontos percentuais, apesar de significativa, ocorre dentro, apesar de muito próxima do limite, da margem de erro.
O terceiro mais lembrado foi o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que apareceu com 6,1% das intenções de voto. Em julho,Ciro tinha 4,6%. Ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (sem partido) figurou na quarta posição entre a preferência do eleitorado mineiro, com 4,7% das intenções de voto. Em julho, Moro tinha 5,6%.
Por fim, a pesquisa DataTempo aponta o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com 2,5% das intenções de voto dos eleitores entrevistados, mesmo percentual que obteve em julho. O último nome da listagem é o do senador Rodrigo Pacheco (DEM), que passou de 1% das intenções de voto em julho para 1,4% no levantamento feito entre os dias 23 e 24 de setembro.
Na pesquisa espontânea, Lula segue na frente com 31,3% das intenções de voto dos eleitores. O petista é seguido por Bolsonaro, com 19,8%. Ciro Gomes apareceu com 1,5%. Neste recorte, em que não é ofertado uma listagem com os possíveis candidatos, o governador Romeu Zema foi indicado como opção para a Presidência da República por 1% dos entrevistados. Com menos de 1% das intenções de voto ainda foram citados João Amoedo (Novo), Sérgio Moro e João Dória.
Bolsonaro perde em todas as projeções de segundo turno
O DataTempo também fez três simulações de segundo turno na disputa pela Presidência da República para identificar a preferência do eleitorado mineiro. No primeiro recorte, Lula venceria Bolsonaro com 56,9% das intenções de voto contra 29,2% do atual presidente.
Bolsonaro também seria derrotado em um embate de segundo turno contra Ciro Gomes. Nesta simulação, o ex-governador do Ceará tem 50,1% das intenções de voto contra 31,2% do presidente da República.
Por fim, em um recorte de um possível confronto entre Lula e Ciro, o petista venceria o ex- governador do Ceará com 54,2% das intenções de voto contra 26,9%.