Os recordes de maior queijo padrão, doce de leite e pão de queijo do mundo foram registrados durante a realização da 14ª Festa do Queijo em Ipanema, cidade localizada a cerca de 170 km de distância de Juiz de Fora, no último sábado (1º). Desde 2010, a festa traz empreendedorismo para o município, valoriza o artesanato local e o produtor rural, além de quebrar recordes anualmente.
Ainda durante a Festa do Queijo, os produtores locais também superaram os recordes de maior queimadinha e, pela primeira vez, do maior pão de queijo feito no planeta. As novas marcas registradas substituem os resultados obtidos no ano passado e que já pertenciam à cidade. Além disso, todos os produtos foram pesados e auditados por representantes do livro dos recordes.
Maior queijo
O ganhador do maior queijo do mundo foi a empresa ‘Laticínio Dois Irmãos’, que também havia superado o recorde no ano passado. Na produção foram usados 28 mil litros de leite, a fim de ultrapassar o tamanho do que utilizou 26 mil litros em 2023. Segundo o gerente do laticínio, Matheus Nascimento, a expectativa era que o peso do queijo ultrapassasse os 2,7 mil quilos, o que foi alcançado com a peça passando dos 2,8 mil quilos. Matheus ainda ressaltou que todo ano eles tentam se superar para não deixar que o título de maior queijo do mundo saia de Ipanema.
Doce de leite
Outro produto de destaque da festa foi o doce de leite da fábrica de doces Nhá Nair, responsável por confeccionar, desde 2013, o maior doce de leite do mundo. Neste ano, para superar a marca anterior, foram utilizados cerca de 2,5 mil litros de leite e 700 quilos de açúcar, com o doce pesando 1.210 quilos e superando os 1.070 quilos do ano passado. Além do tamanho, o responsável pela produção do doce, Marlúcio Venância, também destacou a preocupação com manter a qualidade, para deixar o sabor irresistível.
Já o queimadinho produzido em Ipanema atingiu a marca de 1.550 litros.
Maior pão de queijo do planeta
Pela primeira vez, a iguaria do estado teve destaque na festa em Ipanema. O pão de queijo de 4,03 kg, feito pelo salgadeiro Heraldo Borelli e sua esposa, foi considerado o maior já produzido no planeta, entrando no livro de recordes.
“Esse experimento de fazer o pão de queijo gigante está sendo um desafio pra gente. Tem dois meses que estamos testando. Está sendo muito grandioso, como experiência pra gente. Eu pedi a Deus que abençoe essa novidade da festa que está todo mundo esperando”, conta Borelli.
*Estagiária sob supervisão do editor Bruno Kaehler