Mais de 100 mil famílias mineiras ainda podem realizar a troca da antena parabólica antiga pela antena digital de forma gratuita. Essa modificação é feita pela entidade “Siga Antenado”, que faz substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda. Cerca de 2 milhões de lares já tiveram os equipamentos instalados em todo o país, podendo ter acesso a uma melhor qualidade de som e de imagem. Além disso, os beneficiários de programas sociais do Governo Federal também podem ter, com esse recurso, maior variedade de canais e acesso a programação local.
No estado de Minas Gerais, mais de 67 mil famílias já receberam o recurso. A expectativa é de que, com o final das fases de agendamento, sejam mais de 179 mil lares atendidos. Por isso, as famílias ainda não contempladas, podem solicitar o serviço ao Estado. A substituição é necessária porque, com a possibilidade do sinal de tecnologia 5G, passa a ser usada uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, por onde já passam o sinal das antenas tradicionais. A mudança para a parabólica digital, com a Banda Ku, de acordo com o Governo, evita problemas, já que conforme o novo recurso é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV.
Os usuários que assistem à TV pelo sinal digital terrestre (por meio de antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (com uso de internet) ou é cliente de TV paga, não precisam fazer nada. Nesses casos, não irá acontecer qualquer tipo de impacto pela mudança.
De acordo com o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, a quantidade de usuários que já recebeu o novo recurso representa uma vitória em termos de logística e comunicação. “Mensalmente, a Siga Antenado amplia o número de cidades com agendamento aberto para a substituição da nova parabólica digital. Estamos presentes, com equipamentos, equipe técnica e comunicação, em mais de 3,4 mil municípios brasileiros, e vamos chegar aos 5.568 até o final do programa”, informa. A entidade é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que venceram os blocos nacionais do leilão de 5G.
Mudança até 2026
A troca de antena parabólica pela antena digital começou a ser feita para os beneficiários em junho de 2022, no Distrito Federal. Logo em seguida, o programa passou a atender as capitais e regiões metropolitanas. Os usuários de municípios com mais de 100 mil habitantes e parte das cidades com população de até 30 mil pessoas fazem parte dos que, no momento, já podem solicitar o agendamento.
No total, são 3.451 cidades com agendamento e instalação sendo executados até o momento. Até 2026, a expectativa é de que todos os 5.568 municípios brasileiros sejam atendidos.