Minas Gerais tem diferentes opções de turismo – seja por sua cultura, história, beleza natural ou gastronomia. Para os brasileiros, isso ficou claro em 2023, ano em que o estado registrou o maior crescimento no setor entre todas as regiões do país. De acordo com o Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, que usou dados do Volume de Atividade Turísticas disponibilizados pelo IBGE, enquanto o Brasil como um todo registrou um aumento de 6,9% no indicador de atividade turística, Minas Gerais apresentou 15%.
O crescimento do turismo no estado pode ser explicado por um cenário de incentivo a essas atividades, assim como a superação dos impactos negativos que a pandemia de Covid-19 gerou para o setor nos últimos anos. Por isso, este já é o terceiro ano consecutivo com um aumento dos números, mostrando a recuperação gradual do setor. No levantamento, os mineiros ficaram na frente dos cariocas e baianos, com 11,5% e 11,4%, respectivamente.
Turismo e meio ambiente
Ainda de acordo com o estudo, o turismo em Minas Gerais permaneceu ativo ao longo de todo 2023, apresentando também um aumento significativo nas visitas em parques estaduais, áreas de proteção ambiental e monumentos naturais. Nos registros do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), foram 945 mil pessoas que fizeram essas visitas em 2023, enquanto no ano anterior tinham sido 590 mil pessoas. Isso significa um aumento de 60,17% em um ano.
Entre as licenças de viagens terrestres em Minas Gerais, com trechos de passagem ou final, também foi observado um crescimento de 7% em relação a 2022, o que gerou um aumento de 21.188 viagens. No total, em 2023 foram 325.641 viagens terrestres. Já no cenário das viagens aéreas, o estado testemunhou um crescimento de 9,8% no número de voos, totalizando quase 24 mil viagens.
Para o economista da Fecomércio MG, Gilson Machado, o resultado é fruto de uma combinação da “melhora no ambiente econômico, investimentos e a riqueza turística existente no estado, que abriga inúmeras cachoeiras, cidades históricas, parques, montanhas, museus, entre outros”, cita.
Mais vagas de emprego
O aumento da circulação de visitantes em Minas Gerais também gerou mais vagas de emprego relacionadas ao setor. Foram 15.487 novas contratações necessárias para fazer com que o setor funcionasse devidamente, tendo sido contratados para atuar em empresas de atividades turísticas em Minas Gerais. Os empregos formais no setor do turismo mineiro já chegam a atingir 289.196 profissionais com carteira assinada.
Isso está relacionado também com as atividades econômicas que registraram maior geração de empregos no ano de 2023. O setor de restaurantes e similares lidera, com 3.902 vagas, seguido de lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, com 2.073 vagas, locação de automóveis sem condutor, com 1.835 vagas, serviços de alimentação para eventos e recepções , com 1.470 vagas e hotéis, com 1.257 vagas.